Automóveis Titulo
O carro e o design
Por Claudia Alquezar Facca
10/11/2010 | 07:02
Compartilhar notícia


O universo dos automóveis é repleto de sonhos e paixões. Sonhos de quem imagina um dia poder ter, dirigir ou somente chegar perto de um ‘concept car' que nem existe ainda nas ruas. Sonhos de quem imagina como será o carro dez anos depois. Sonhar todo mundo pode, mas realizar esses sonhos...

Comprar um carro é o maior sonho de consumo da classe média brasileira e a materialização desse sonho projeta-se de várias formas, desde a incorporação de inúmeros acessórios para incrementar o modelo básico usado, comprado a prazo, até a compra de um carro zero que compromete mais da metade do salário do comprador. Mas tudo para ter um carro!!!

No Brasil, o desafio dos designers automotivos é criar o carro mais barato possível, com o design mais bonito que existir. Esse é o sonho do consumidor brasileiro. Esse é o sonho do designer brasileiro. O interessante é que se cria um ciclo - os carros são desenvolvidos em função dos sonhos dos consumidores que sonham sonhos baseados nos próprios carros desenhados para eles.

O sonho da maioria dos futuros designers é ser designer de carro. Quando os alunos entram na faculdade e são questionados sobre o que querem ser quando crescerem, a resposta da maioria é ... "Quero desenhar carros!" E quando se fala em desenhar, é desenhar mesmo, esboçar aqueles traços tão característicos de quem desenha carros. O design automobilístico é sempre uma fonte de referência muito importante para o design de outros produtos. No processo criativo, uma das etapas do desenvolvimento é a criação de painéis semânticos compostos de imagens de produtos que podem inspirar formalmente o novo produto que muitas vezes pertence a outra categoria - eletrodomésticos, acessórios de moda, objetos de decoração etc., mas que acaba tendo importante influência da área automobilística: linhas agressivas, pinturas metálicas, superfícies brilhantes, transparências, entre outras.

O design tem se tornado um dos grandes diferenciais entre os modelos de automóveis concorrentes num mercado que cresce a cada dia. Na própria publicidade das marcas renomadas, pode-se perceber esse apelo: o design disputa seu espaço em meio à tecnologia, à economia, ao desempenho e, principalmente, ao preço.

Um exemplo bem atual de como os desejos coletivos influenciam o design de novos produtos é o Fiat Mio FCC III, que foi apresentado no Salão do Automóvel. Esse projeto foi desenvolvido com base nas ideias, opiniões, sugestões e ... sonhos de milhares de internautas, numa inovadora iniciativa de abrir um processo de criação. Como eles mesmos dizem, "um carro projetado para o futuro, pensando nos sonhos dos consumidores".

Claudia Alquezar Facca é professora e coordenadora do curso de Design do Produto do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;