Internacional Titulo
Presidente francês pode concorrer a um terceiro mandato
Por Da AFP
05/05/2003 | 10:29
Compartilhar notícia


A possível candidatura do presidente da França, Jacques Chirac, à segunda reeleição em 2007 quando acabar seu segundo mandato é hoje em dia claramente desejada por seus partidários, enquanto seus adversários consideram "indecente" essa possibilidade.

Em 1995, Chirac chegou ao poder após derrotar o candidato socialista Lionel Jospin, sendo reeleito há um ano com uma vitória sobre o ultraconservador Jean-Marie Le Pen. O presidente da governista União pela Maioria Presidencial (UMP), Alain Juppé, respondeu que é algo "possível e desejável" nas eleições de 2007, ao ser questionado sobre a possibilidade de Chirac concorrer novamente à presidência, em entrevista ao jornal Le Figaro (direita).

"Mas estamos em 2003 e é melhor trabalhar nas reformas e não especular sobre eleições que só serão realizadas dentro de quatro anos", afirmou o ex-primeiro-ministro, considerado um dos "homens de confiança" do presidente.

Desde o ano passado, os mandatos presidenciais franceses passaram de sete a cinco anos. Os adversários de Chirac não dividem, obviamente, a mesma opinião. O Partido Socialista (PS) disse que essa eventualidade era "indecente". "Em um momento em que Chirac completa o primeiro aniversário de seu segundo mandato, parece que a única perspectiva é seu terceiro mandato", declarou Marisol Touraine, porta-voz dos socialistas.

Já o ex-primeiro-ministro socialista Laurent Fabius ironizou e disse que seria "mais simples nomear Chirac presidente vitalício". Outro socialista Claude Bartolome disse que o presidente dava a impressão de estar preocupado com seu terceiro mandato e por isso "cometeu até agora menos erros grotescos" que durante seu primeiro mandato.

Após ter batido o recorde de popularidade em março para um presidente em exercício com 75% de opiniões favoráveis, superando inclusive o general Charles de Gaulle graças a sua opinião contrária a uma guerra no Iraque, Chirac caiu nas pesquisas ao fim de abril, apesar de seguir em um nível de aceitação alto, 64%.

As graves dificuldades econômicas e a forte mobilização social contra a reforma do sistema previdenciário parecem explicar essa queda. Outra pesquisa revelou que 46% dos franceses desejam que Chirac, de 70 anos, volte a se candidatar em 2007, mas 71% acreditam que ele não fará isso.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;