Memória Titulo Memória
Anotações de uma secretária da Acisa

Neide Monice de Oliveira trabalhou na Associação Comercial e Industrial...

Ademir Medici
25/10/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Neide Monice de Oliveira trabalhou na Associação Comercial e Industrial de Santo André entre 1976 e 1980. Foi registrada como relações públicas, mas atuava, basicamente, como secretária da diretoria. Sua letra está impressa nos livros da Acisa: era ela quem redigia as atas, por exemplo, no tempo do presidente Fausto Polesi.

Com texto claro e objetivo, Neide Monice revela, 35 anos depois, detalhes importantes da história da Acisa, que podem e devem ser incorporados à história da instituição.

E a recepção ao Dr. Zerbini

Texto: Neide Monice de Oliveira

Ingressei na Acisa como secretária do diretor Carolino Augusto. Trabalhei por uma semana nesta função.

Sem saber o porquê, fui vender propostas para associados, e voltando desse trabalho já estava convocada para reunião de diretoria: queriam saber o que havia de resultado.

Eram aproximadamente 40 diretores interessados. Trouxe comprovantes de todas as propostas preenchidas.

No dia seguinte, nova atribuição, manter contato com entidades de São Paulo como a Serasa, Associação Comercial, bancos, Junta Comercial. Fiz questão de conhecer e falar com todos os gerentes.

A Acisa me propôs um plano: assumir o Departamento de Cadastro, que estava dando grande prejuízo, algo em torno de 50 mil cruzeiros mensais. Assumi a tarefa com o firme propósito de lutar e vencer.

Enxugamos o quadro de 28 funcionários. Procuramos o Cartório Distribuidor. As fichas cadastrais foram refeitas rapidamente. Comércio e indústria aprovaram o novo mecanismo e a Acisa passou a ter lucros de 600 mil cruzeiros mensais e uma ficha cadastral praticamente perfeita.

Foram anos importantes para mim. Pude fazer um curso de análise financeira no Senac. Comecei a praticar índice de liquidez. Trabalhava exclusivamente com pessoas jurídicas. Em todo o meu trabalho, fui recompensada e fiquei muito feliz.

Nomes foram inúmeros. O grande amigo que tive na Acisa foi o Luiz Antonio Ferreira Gomes, gerente administrativo, que me transmitiu uma valiosa lição de vida: “Fazendo é que se faz." Meu diretor de departamento era o Antonio Carlos Minotti, que foi diretor do Bradesco. E o presidente da Acisa, Fausto Polesi, que sucedeu ao comendador Emilio Sortino.

Houve um momento em que o Doutor Euryclides de Jesus Zerbini foi convidado para proferir uma palestra na Acisa sobre o transplante de coração. Ele estava no auge da carreira. O convite foi aceito e tive o prazer de recepcioná-lo.

Neide Monice

14-5-1939 – O nascimento em Santo André, filha de Santo Monice e Alzira Moreira Monice.

2015 – Aos 76 anos, é casada com o publicitário José Sanches de Oliveira e reside na Vila Pires.

Amanhã em Memória:

Secretária Neide apresenta um modelo de cenário industrial dos anos 1960: o escritório da multinacional que se foi.

Diário há 30 anos

Sexta-feira, 25 de outubro de 1985 - ano 28, nº 5964

Santo André – Prefeitura começa a colocar em prática o plano de urbanização de 50 favelas que estavam assentadas em áreas municipais.

- A medida seguia o modelo que se adotava em São Bernardo, Diadema e Mauá.

- Havia núcleos localizados em áreas de risco, como as favelas de Vila Guarani, Saquarema (Parque Erasmo Assumpção) e ruas Ipiranga e Sarambé, no Parque João Ramalho.

Economia – Grande ABC assiste maior abertura de empresas; em São Bernardo, setor moveleiro tem crescimento de 20%.

Educação – EEPG Professora Herminia Lopes Lobo encerra programação do Jubileu de Ouro.

Em 25 de outubro de...

1915 – A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘Fracasso da ofensiva alemã no Diwna’.

1930 – Começa a Nova República. Afrânio de Mello Franco nomeado ministro do Exterior.

Do editorial do Estadão: ‘Vamos criar de novo a República que os políticos destruíram’.

1970 – Os Delfins anima a domingueira do Aramaçan.

- No Estádio Municipal, Pirelli 6, Santo André 0, no segundo amistoso do retorno ao futebol do Santo André FC.

- Inaugurado o estádio Rei Pelé, em Maceió: Santos 5, Seleção de Alagoas 0, com dois gols do Rei.

Hoje

- Dia da Democracia

- Dia da Saúde Dentária

- Dia do Cirurgião-Dentista

- Dia do Sapateiro

- Dia Mundial do Macarrão

- Dia dos Profissionais da Construção Civil

- Dia Nacional da Juventude

Municípios Paulistas

- Hoje é o aniversário de Casa Branca, elevado a município em 1841, quando se separa de Mogi Mirim; Penápolis (1913, separando-se de Bauru); e Flórida Paulista (1949, separando-se de Lucélia.

Santos do Dia

- Antonio de Sant’Anna Galvão, (Guaratinguetá, SP, 1739 – São Paulo, 1822). Foi chamado Bandeirante de Cristo. Com a irmã Helena Maria do Sacramento, Frei Galvão fundou, em 1774, um convento, o Recolhimento de Nossa Senhora da Conceição da Divina Providência, na Avenida Tiradentes. Ali está o Museu de Arte Sacra de São Paulo.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza

- Baltazar de Chiavari

- Crispim

- Crispiniano

Música na basílica

Concerto com o Coral do Carmo, de Mogi das Cruzes, na Basílica Nossa Senhora da Boa Viagem, em São Bernardo: 80 integrantes.

Hoje, a partir das 20h, com duração de 50 minutos. Grátis. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;