Internacional Titulo
França retornará à Europa após eleições presidenciais, diz Sarkozy
Por Da AFP
25/04/2007 | 11:28
Compartilhar notícia


"A França retornará ao cenário europeu depois do segundo turno", afirmou o candidato conservador Nicolas Sarkozy, que pretende, caso eleito, acelerar a construção européia.

Se for eleito, na primeira semana como presidente, que começará em 16 de maio, Sarkozy pretende viajar a Bruxelas e Berlim.

Segundo o candidato conservador, que disputará o segundo turno de 6 de maio contra a socialista Ségolène Royal, será preciso "acertar as coisas entre a presidência alemã deste semestre e a presidência francesa de 2008".

"Concretamente, no final de 2007, deveríamos ter novas instituições, iniciar negociações sobre a futura Política Agrícola Comum, nos perguntarmos sobre a concorrência e a preferência comunitária, suspender qualquer ampliação até que não existam novas instituições", explicou.

Sarkozy prometeu ainda iniciar com a chanceler alemã, Angela Merkel, "um diálogo sobre a refundação do eixo França-Alemanha".

"A França retornará ao cenário europeu. A situação será desbloqueada", afirmou o candidato de direita.

Ele aproveitou para qualificar de "loucura" a idéia de um novo referendo na França sobre a Constituição Européia, idéia defendida por Royal.

"O tratado morreu porque os franceses e os holandeses disseram não em 2005. O equilíbrio de forças na Europa não permite ter uma nova Constituição", disse.

"Por isso proponho algumas regras institucionais que permitirão que funcione melhor: uma regra de unanimidade modificada", concluiu.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;