Setecidades Titulo Ensino on-line
Plataforma permite aprendizado colaborativo

Ferramenta foi lançada em evento no Rio de Janeiro que reúne reitores do País e Exterior

Por Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
28/07/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


A comunidade ibero-americana passou a contar com ferramenta que alia tecnologia à Educação para permitir o aprendizado colaborativo em ambiente virtual. Trata-se da MiríadaX, segunda plataforma Mooc (Massive Open On-line Courses) do mundo, criada em parceria pela Telefônica e Banco Santander e lançada na tarde de ontem, em evento que precedeu o 3º Encontro Internacional de Reitores da Universia.

O projeto, em teste há cerca de um ano e meio, tem 750 mil alunos inscritos e executa a tarefa de oferecer cursos on-line gratuitos para alunos que tenham como língua materna o espanhol. Apesar de duas instituições brasileiras estarem conveniadas para disponibilizar o conteúdo – PUC (Pontifícia Universidade Católica) do Rio Grande do Sul e Unisinos –, ainda não há prazo para que o portal ofereça aulas em português.

“Estamos trabalhando e nos preparando para ofertar essa inovação que se torna mais uma alternativa em prol do acesso e divulgação da ciência e cultura”, destaca o reitor da PUC do Rio Grande do Sul, Joaquim Clotet.

A experiência piloto oferece 153 cursos abertos a toda a comunidade gratuitamente. “Trata-se de processo diferenciado do curso universitário presencial ou de EAD (Educação a Distância) porque não tem restrições de horário, pode ser autogerido e o aluno tem acompanhamento por meio de ferramentas específicas”, diz o presidente do Santander, Emilio Botin. Ao fim do curso, que tem duração média de quatro a 12 semanas, o estudante recebe certificado, emitido pela universidade.

ENCONTRO
Realizado no Rio de Janeiro, o encontro de reitores reúne 1.103 dirigentes de 33 países, entre eles reitores de instituições de ensino público e privado do Grande ABC.

A jornalista viajou a convite da Universia 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;