Memória Titulo
Neste estádio, o esporte de braço dado com a política

Dois jornalistas históricos do Grande ABC, e em plena atividade, apóiam o tombamento (e não congelamento) do Estádio 1º de Maio, em São Bernardo

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
22/12/2008 | 00:00
Compartilhar notícia


Dois jornalistas históricos do Grande ABC, e em plena atividade, apóiam o tombamento (e não congelamento) do Estádio 1º de Maio, em São Bernardo, idéia ontem adiantada pela coluna Memória. Édison Motta e Jurandir Martins, ambos ex-Diário, entendem que o estádio localizado na Vila Euclides é um marco brasileiro e por isso deveria fazer parte do elenco dos bens histórico-culturais nacionais.

Édison Motta destaca o aspecto político e trabalhista; Jurandir, um dos eternos Craques do Rádio que fez história na Rádio Diário, aponta os baixos das arquibancadas do Estádio 1º de Maio como um espaço hoje mal-utilizado e que receberia o Museu do Trabalho e do Trabalhador com a mesma dignidade que o Estádio Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, recebe o Museu do Futebol, inaugurado este ano.

Para Édison Motta e Jurandir Martins o Estádio 1º de Maio somente ganharia com o seu reconhecimento histórico, sem prejudicar as atividades esportivas que promovem.

"Fantástico o plano para Vila Euclides. Conte comigo, desde a primeira hora, e já estou pronto para incorporar o projeto por inteiro. Gostaria, mesmo, de ajudar - e muito - colocá-lo em prática neste 2009", declara Édison Motta.

O jornalista relaciona mais os seguintes pontos:

1 - Tive o prazer de idealizar e realizar o projeto Paço Tancredo Neves, na gestão do Aron Galante.

2 - Seria fantástico o Vila Euclides com réplicas de teares, marcenarias, de seções inteiras - ferramentaria, por exemplo - da indústria de auto-peças, ao lado das primeiras linhas de montagem.

3 - Creio que um projeto desses poderia - e deveria - contar com apoio do poder público local, nacional, Senai e também da iniciativa privada, a começar pelas montadoras.

Jurandir Martins é gaúcho e vive no Grande ABC desde os tempos da Rádio Independência, primeira emissora de São Bernardo, posteriormente adquirida pelo Diário. Sua presença em todos os estádios locais e nacionais vem daqueles tempos, ao lado de nomes como Rolando Marques e Oswaldo Lavrado, da equipe Os Craques do Rádio.

Martins participou, nos anos 1970, de um programa municipal em São Bernardo voltado à criação do Museu do Esporte. Depoimentos foram gravados e objetos e fotos ligados ao esporte coletados. O projeto não prosperou, mas deixou uma semente, que pode e deve ser aproveitada, juntamente com a idéia do Museu do Trabalho e do Trabalhador e os planos agora ensaiados para o estádio-cenário da movimentação dos metalúrgicos que passou a limpo a história brasileira.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Sexta-feira, 22 de dezembro de 1978

Manchete - Geisel afirma que a Revolução continuará fiel aos seus ideais.

Política - Artigo de Aleksandar Jovanovic: "Poucos arenistas no Grande ABC estão alinhados com a liderança do futuro governador".

Editorial - A quem deve servir a repartição pública?

Santo André - Delegacia da Receita Federal vai para a Avenida Gilda, esquina com a Avenida Pereira Barreto.

Natal - Preço torna o pernil acessível.

Futebol - EC Santo André ganha um Conselho Consultivo, integrado por empresários de destaque.

Discos - Rafael Guelta escreve: Diana Pequeno, uma nova voz para cantar coisas nossas.

EM 22 DE DEZEMBRO DE...

1928 - Tem início quermesse em benefício da igreja Nossa Senhora do Carmo, futura catedral, em Santo André. Entre as atrações do programa de divulgação, prendas, diversões populares, iluminação elétrica e concerto de duas bandas musicais. A quermesse teria seqüência nos próximos finais de semana, até 6 de janeiro de 1929.

1943 - Presidente Getúlio Vargas visita São Bernardo.

1968 - América do Sul sagra-se campeão municipal de São Caetano; Jabaquara levanta o título da Primeira Divisão.

SANTOS DO DIA

Ciremão, Floro, Francisca Xavier Cabrini (fundadora, no século 19, da Congregação das Missionárias do Sagrado Coração) e Honorato (padroeiro dos padeiros).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;