Política Titulo Visita
Obras de Santo André servem de exemplo a outros países, diz CAF

Representantes do Banco de Desenvolvimento estiveram na cidade para visitar obras de saneamento e infraestrutura

Aline Melo
Do Diário do Grande ABC
28/05/2022 | 07:59
Compartilhar notícia
Angelo Baima/PMSA


Representantes da CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina) estiveram ontem em Santo André para conhecer obras de saneamento, combate às enchentes e infraestrutura urbana, já finalizadas e em andamento, que foram realizadas no município com financiamento da instituição. Segundo o prefeito Paulo Serra (PSDB), a comitiva ficou "bastante surpresa, positivamente", com a celeridade de obras cujos contratos foram assinados no fim de 2019, como o Complexo Viário Cassaquera, que teve as intervenções iniciadas em junho de 2020 e foi entregue em janeiro deste ano.

"O modelo de Santo André, nas palavras do CEO para a America Latina do Banco, vai ser exportado como referência de agilidade em outros países da América do Sul", destacou Serra. "Mais uma vez, recebemos um reconhecimento internacional pelas boas práticas de gestão. Com trabalho e planejamento, estamos construindo uma cidade que dá certo, onde os investimentos chegam até nossa gente, através de melhorias e obras", completou.

A comitiva técnica do Banco visitou o Complexo Viário Cassaquera ­ a primeira intervenção executada, em parceria com o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) ­ e a Estação de Coleta Ana Maria, a primeira unidade a ser implantada dentro do pacote de obras que contempla a construção de mais dez ecopontos. As obras do complexo envolveram a construção de uma avenida na Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, canalização do Córrego Cassaquera, implantação de diversos dispositivos de drenagem para melhorar o escoamento da água da chuva e diminuir a ocorrência de enchentes e alagamentos, além da instalação de iluminação de LED.

Também foram construídas calçadas largas e com acessibilidade, faixa para ciclistas, projeto paisagístico e plantio de cerca de 700 árvores, arbustos e plantas na região, além da construção de duas travessias para motoristas e pedestres.

Os quase dois quilômetros do Córrego Cassaquera que foram canalizados também receberam obras de coleta e tratamento de esgoto, contribuindo para a despoluição do canal e a melhora da qualidade de vida da população.

"Para a CAF, como Banco de Desenvolvimento da América Latina, é muito gratificante poder ver as obras, os resultados, e que a população está recebendo benefícios para melhorar a qualidade de vida. Santo André é um exemplo para levar a outros municípios do Brasil e da América Latina", destaca o representante da CAF no Brasil, Jaime Manuel Holguín Torres.

O prefeito ressaltou que a boa impressão causada na comitiva pode abrir as portas para novos investimentos do Banco na cidade, possibilidade que também foi mencionada pelos representantes. "Devemos concluir até o meio do ano o projeto do Corredor Taióca, que também foi contratado com recursos do CAF. A visita foi muito positiva e é importante ter esse atestado de um Banco internacional", finalizou o prefeito. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;