Automóveis Titulo
Quer comprar ou trocar automóvel? Veja como negociar sem riscos
Da Redação
Do Garagem360
03/12/2020 | 10:48
Compartilhar notícia


Final de ano pode ser um bom momento de negócio para quem pretende trocar ou comprar um veículo. Em um ano desafiador como 2020, o setor automotivo tem identificado sinais de retomada e crescimento na demanda.

LEIA MAIS: Opinião: Hamilton vence, mas é Grosjean o grande vitorioso do GP do Bahrein
Chevrolet Camaro completa 10 anos no Brasil; relembre a trajetória

Dados de outubro da plataforma de compra e venda online OLX mostram que houve crescimento de 23% nas vendas na categoria de autos, se comparado com o mesmo período do ano passado.

Para Flávio Passos, VP de Autos e Comercial da empresa, uma das vantagens do período são as promoções e condições especiais de negociação para a compra. “Este é o momento em que muitas concessionárias estão renovando seus estoques para o próximo ano e promovem feirões com taxas mais baixas e até isenção de IPVA, por exemplo”, explica.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link

Confira, a seguir, dicas de segurança do Garagem360 e da OLX para compra ou venda de um veículo por meio de plataformas online.

Para quem compra

Evite negociar com terceiros
A opção mais segura é realizar toda negociação com o vendedor do veículo. Desconfie de vendedores que estão apenas intermediando a negociação e não estão presentes no momento de visita/concretização da venda. Fique atento e desconfie se o vendedor estiver muito apressado, nervoso ou impaciente para fechar o negócio.

Levante Informações
Certifique-se de que o vendedor é o proprietário legítimo do veículo. Você pode verificar se o documento do carro é verdadeiro entrando em contato com o DETRAN. Aproveite também para verificar, pelo Renavam, se o veículo tem multas e IPVA pendentes. O Registro Nacional de Veículos Automotores é o documento que nos permite verificar todo o histórico do carro. O Renavam é como se fosse o CPF, RG, Certidão de Nascimento e Óbito do veículo e vem impresso no CRLV – Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, emitido pelo DETRAN, ou no documento de Transferência do Veículo. Seja cuidadoso com contratos de consórcios e prestações. Pesquise a documentação e o histórico da empresa envolvida.

Cuidados no Pagamento
Evite realizar qualquer tipo de depósito antecipado (pagamento de entrada) sem antes ver o veículo de perto, conferir se está em bom estado e com todos os acessórios anunciados; se estiver negociando com concessionária, evite pagamento para contas de pessoas físicas.

Excessos de facilidades
Desconfie se o veículo está em perfeito estado com valores muito abaixo do mercado e tenha cuidado com anúncios que oferecem frete grátis para a entrega do veículo. Esteja atento se o vendedor alegar que ganhou o veículo em uma promoção/sorteio, que é ex-funcionário de uma empresa, ou se diz trabalhar nas montadoras de veículos e que, a partir disso, conseguiu o automóvel mais barato. Prefira negociar sempre pelo chat da plataforma, concentrando a conversa em um único canal.

Segunda opinião
Ao identificar um veículo de seu interesse, peça uma segunda opinião a pessoas de sua confiança e, se possível, alinhe com o proprietário uma revisão com um mecânico de confiança antes de efetuar qualquer pagamento.


Para quem vende

Formas de Pagamento
Fique atento às formas de pagamento negociada:
•Em casos de cheque, espere compensar antes da entrega do veículo;
•Em casos de transferência bancária, espere o valor ser verificado em sua conta;
•Em casos de depósito em caixa eletrônico, aguarde o tempo necessário para a “abertura dos envelopes”;
•Em caso de pagamento em dinheiro, verifique o valor entregue juntamente com a veracidade das notas.

Levante Informações
Procure levantar ao máximo informações sobre o comprador. Nunca efetue a entrega do veículo a uma pessoa que se diz “representante da OLX” ou de outro site confiável. A plataforma não participa, em hipótese alguma, das trocas e entregas de produtos ou serviços que ocorrem entre comprador e vendedor. Prefira negociar sempre pelo chat da plataforma, concentrando a conversa em um único canal.

Não compartilhe dados
Plataformas online, como a OLX, não costumam solicitar informações que permitam acesso à sua conta do usuário e nem solicita código para autorizar a publicação de um anúncio ou confirmar uma compra. Por isso, nunca compartilhe qualquer código de segurança que chegar em seu celular em nome da plataforma.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;