Internacional Titulo
Milosevic pode ser julgado por genocídio
Por Das Agências
30/08/2001 | 09:10
Compartilhar notícia


A promotora do Tribunal Penal Internacional (TPI), Carla Del Ponte, fará no dia 10 de outubro duas novas acusações, incluindo a de genocídio, contra o ex-presidente iugoslavo Slobodan Milosevic por sua responsabilidade nas guerras da Bósnia e da Croácia, informou esta quinta-feira sua porta-voz à AFP.

É a primeira vez que a promotoria confirma oficialmente que a acusação de genocídio, a mais grave, vai figurar nas novas atas do processo.

Nsta quinta-feira, Milosevic vai comparecer pela segunda vez diante do Tribunal Penal Internacional (TPI) de Haia durante uma audiência imprevisível mas que pode esclarecer sua estratégia de defesa.

Este comparecimento visa teoricamente a fazer um balanço do procedimento prévio ao futuro julgamento, cuja data ainda não foi fixada. Seu principal objetivo é verificar que a troca de documentos entre a acusação e a defesa se realiza corretamente.

No entanto, Milosevic, que questiona a legitimidade do TPI, não pediu advogados e em seu primeiro comparecimento diante do Tribunal, no dia 3 de julho, dias depois de ser trazido de Belgrado, adotou uma atitude de enfrentamento com o juiz britânico Richard May, que também vai comandar a audiência esta quinta-feira.

Milosevic é acusado de crimes contra a humanidade e de guerra por seu papel no conflito de Kosovo em 1999. Sua inculpação será provavelmente ampliada com sua suposta responsabilidade na guerra da Bósnia (1992-1995).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;