Internacional Titulo
Políticos holandeses negociam uma coalizão de governo
Por Da AFP
23/11/2006 | 15:31
Compartilhar notícia


Políticos holandeses se reuniram nesta quinta-feira para negociar uma coalizão de governo, depois que as eleições resultaram num Parlamento dividido, sem maioria da esquerda ou da direita.

Os cristão-democratas, do primeiro-ministro, Jan Peter Balkenende, obtiveram 41 das 150 cadeiras do Parlamento. Seu principal rival, o Partido Trabalhista, abocanhou 32 cadeiras.

Mas o grande vencedor das eleições foi o Partido Socialista, do ex-operário Jan Marijnissen, que obteve 26 cadeiras do Parlamento.

Além do aumento dos socialistas, o antiislã e antiimigração Partido da Liberdade (Freedom Party) de Geert Wilders veio do nada para conseguir nove assentos. "Os resultados criaram uma situação política complicada", disse o socialista Jan Marijnissen nesta quinta-feira antes da reunião.

Embora tenha descartado qualquer cooperação com os cristãos-democratas antes da eleição, Marijnissen sente-se agora no dever de negociar uma coalizão com o partido de Balkenende e o Trabalhista.

Muitos observadores comentam ser praticamente impossível a implementação de uma coalizão, já que os cristão-democratas não parecem estar preparados para uma grande guinada para a esquerda.

Segundo eles, não é coincidência que os três partidos que fizeram campanha contra a constituição européia tenham obtido sucesso, já que os holandeses rejeitaram a Carta em referendo ocorrido em 2005.

"Os eleitores vêem a globalização, a imigração e a erosão da soberania holandesa como uma ameaça a sua segurança social, agora e no futuro", observou o jornal De Volkskrant.

Ainda nesta quinta-feira, a chefe de Estado holandesa, Rainha Beatriz, receberá seus conselheiros políticos - o vice-presidente do Conselho de Estado e porta-vozes do Parlamento e do Senado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;