Internacional Titulo
Rússia e Japão concordam em fazer um acordo de paz
Das Agências
25/03/2001 | 17:04
Compartilhar notícia


O presidente russo, Vladimir Putin, e o premiê japonês, Yoshiro Mori, comprometeram-se neste domingo, em Irkutsk, na Sibéria, a continuar os esforços na direção da assinatura de um tratado de paz que ponha fim ao estado de guerra entre os dois países.

A reunião de cúpula de um dia não significou, no entanto, um avanço concreto no tema que bloqueia as negociações: as ilhas Kurilas, anexadas pela ex-URSS, em 1945, e que o Japão quer recuperar.

Rússia e Japão ``devem confirmar seu desejo de continuar trabalhando para alcançar um tratado de paz’’, disse Putin ao seu interlocutor durante o encontro, registrado pela televisão russa.

O premiê japonês afirmou por sua vez que ``discutiram de maneira enérgica todos os assuntos’’ que impedem a assinatura de um acordo.

A declaração conjunta firmada após o encontro não mostra nenhum avanço, nem em matéria de agenda para as discussões futuras, indicaram observadores.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;