Política Titulo
Maluf lidera no ABC, seguido por Genoíno e Alckmin
Por Vinícius Casagrande
Do Diário do Grande ABC
02/09/2002 | 12:05
Compartilhar notícia


O ex-prefeito Paulo Maluf (PPB) tem a preferência dos eleitores do Grande ABC na disputa pelo governo do Estado de São Paulo. Segundo pesquisa A.Franceschini/Diário realizada nas sete cidades da região, Maluf lidera as intenções de voto com 32,4%. A preferência do eleitorado pelo nome do ex-prefeito pode ser explicada pela forte ênfase que Maluf tem dado à área da segurança em sua campanha.

Os altos índices de violência têm sido uma preocupação constante da população do Grande ABC e que se agravou após o seqüestro e assassinato do prefeito Celso Daniel, em janeiro. Neste ano, Maluf também intensificou suas visitas à região de olho nos 1,6 milhão de votos. Nem mesmo as denúncias de desvios de verbas públicas afetaram a imagem do ex-prefeito na região. O candidato, porém, tem a desvantagem de não contar com nenhum aliado de peso no Grande ABC.

Em situação oposta, aparece o candidato do PT, José Genoíno, que ainda não conseguiu decolar sua candidatura nem mesmo na região que é o berço político do partido e que administra cinco dos sete municípios do Grande ABC. Para consolidar a sua posição na região, Genoíno escolheu o presidente licenciado do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Luiz Marinho, como seu candidato a vice-governador.

A estratégia ainda não surtiu o efeito desejado pelos petistas de alavancar significativamente a candidatura de Genoíno. No entanto, alguns mais otimistas avaliam que a situação do candidato no Grande ABC é melhor do que se comparada ao restante do Estado, mas a verdade é que os petistas esperavam números melhores. Na pesquisa feita na região, Genoíno aparece na segunda posição, com 21,5%.

O candidato do PT ainda está tecnicamente empatado com o governador Geraldo Alckmin (PSDB), candidato à reeleição, que conta com o apoio de 20,6% do eleitorado do Grande ABC. Os mesmos motivos que têm erguido a candidatura de Maluf têm sido a dificuldade encontrada pelo governador para conseguir os votos necessários para se manter por mais quatro anos no Palácio dos Bandeirantes.

Pelo menos em um ponto Alckmin leva vantagem sobre Maluf ao pedir votos na região: o governador conta com o apoio declarado dos prefeitos de São Bernardo, Maurício Soares (PSDB), e de São Caetano, Luiz Tortorello (PTB). Em recente visita à região, Alckmin contou com a participação ativa dos prefeitos nas campanhas de corpo-a-corpo. O governador também aposta nas recentes inaugurações para tentar subir na preferência do eleitorado.

Com 15 candidatos ao governo do Estado, apenas Maluf, Genoíno e Alckmin apresentam um percentual significativo de intenções de votos. Na quarta posição está o candidato do PGT, Carlos Apolinário, com 1,9%. Os demais candidatos não atingem a marca de 1%. O índice de eleitores indecisos é de 13,3% e os brancos e nulos somam 7,2%. A pesquisa ouviu 2,2 mil eleitores e tem uma margem de erro de 2,5%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;