Fechar
Publicidade

Domingo, 16 de Janeiro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

turismo@dgabc.com.br | 4435-8367

Cinema em Paraty


Heloísa Cestari
Do Diário do Grande ABC

02/10/2008 | 07:02


Como se já não bastassem os monumentos históricos e paisagens cinematográficas, a cidade de Paraty, no Litoral Sul fluminense, quer agora entrar para a rota mundial da sétima arte com a realização da primeira edição do Festival Internacional de Cinema. Entre os dias 8 e 12 deste mês, filmes nacionais e estrangeiros serão exibidos gratuitamente, das 10h à meia-noite, no Cine Tela Brasil, uma tenda fechada e climatizada, instalada na Praça da Matriz.

A programação prevê cinco mostras temáticas: Sessão Infantil, com títulos como O Grilo Feliz; Campeões de Bilheteria, que exibirá Sex and the City e Batman - O Cavaleiro das Trevas, entre outros; Doc Brasil, com documentários nacionais do gênero 1958 e Santiago; Brasil 2008, que apresentará Tropa de Elite e Meu Nome não é Johnny; e Sessão Maldita, com temática voltada a filmes de terror, como Encarnação do Demônio. Ao todo serão exibidos 27 filmes, entre longas e curtas-metragens, títulos inéditos ou já consagrados.

Também estão programadas sessões especiais no Cine Teatro Paraty. Dentro do antigo prédio em ruínas, será montada uma sala provisória de cinema, com um sistema de projeção de alta tecnologia.

Além do fomento à cultura, o evento visa incentivar a revitalização do Cine Teatro Paraty, que permanece fechado há cerca de 40 anos e é a única sala de projeção cinematográfica do município.

Após um leilão de cadeiras para angariar fundos, o cinema começou a ser restaurado. A reinauguração está prevista para a próxima Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), em julho do ano que vem, quando a cidade deverá receber da Unesco o título de Patrimônio da Humanidade. Encontros e debates com profissionais do cinema e artistas convidados completam a programação do festival.

Natureza reserva visual digno das grandes telas

Entre uma sessão e outra, quem visitar Paraty durante a mostra cinematográfica também poderá conferir alguns cartões-postais dignos das telonas. Com 300 praias, 12 bacias hidrográficas, cinco unidades de conservação, 65 ilhas e centenas de cachoeiras em meio a trechos de Mata Atlântica, a cidade desponta como um dos melhores destinos do Brasil para quem gosta do trinômio natureza, história e boa gastronomia.

A dica é acordar cedo para aproveitar, durante o dia, as águas geladas da Cachoeira Pedra Branca - a mais bonita dos arredores - ou fazer um passeio de escuna pelas ilhas da baía, com direito a aperitivos, música animada e paradas para mergulho.

As embarcações voltam ao cais no final da tarde, horário ideal para uma caminhada pelas ruas de calçamento pé-de-moleque do Centro Histórico, apreciando com calma o impressionante conjunto de casarões do século 18 sob a luz de tochas e lampiões.

Se for quarta-feira ou sábado, aproveite a noite para assistir a uma apresentação do Teatro de Bonecos. Caso contrário, feche o passeio em um dos vários restaurantes com música ao vivo adaptados em casas coloniais do Centro Histórico.

A gastronomia, aliás, é um capítulo à parte em Paraty. Além da infinidade de marcas de cachaça artesanal produzidas nos alambiques da região, a cidade conta com restaurantes para todos os gostos: as opções vão desde as massas italianas e pratos à base de frutos do mar até especialidades da requintada cozinha francesa ou as exótica culinária tailandesa. É só definir o cardápio da noite e se deliciar.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;