Política Titulo São Caetano
Coletes de guardas-civis de
São Caetano estão vencidos

Profissionais revezam peça de segurança desde o
mês de julho; secretário garantiu licitação para troca

Por Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
24/09/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


O secretário de Segurança de São Caetano, José Quesada Farina (PMDB), garantiu que o Paço vai realizar licitação na sexta-feira para solucionar o problema de 170 coletes à prova de balas vencidos na GCM (Guarda Civil Municipal). Desde julho, quando as peças perderam a validade, os guardas revezam os equipamentos para saírem às ruas.

A previsão da Prefeitura é de que o certame, praticado na modalidade pregão presencial, consiga garantir a entrega dos 170 coletes em até 30 dias, caso nenhuma das licitantes questione o resultado do processo. Até agora, quatro pedidos de impugnação de concorrência foram feitos, o que atrasou a execução da compra. O edital foi lançado em julho, mesmo mês em que os equipamentos tiveram o prazo de validade expirado.

São cerca de 400 guardas na corporação e, segundo a Prefeitura, 130 coletes estão disponíveis para o uso. Quesada explicou que a corporação promove o revezamento do uso desses equipamentos para escalados para promover patrulhamentos e vigia em patrimônios públicos. Quem não vai a campo, presta serviços administrativos.

Apesar da questão, o secretário disse que há prejuízo para a comunidade, mas que o serviço está sendo prestado sem falhas. “Bandido não é burro e ficou sabendo desse problema, por isso procurou mais a nossa cidade. Nós estamos cumprindo nossos serviços. Mantemos guardas de plantão em hospitais para evitar transtornos e outros próprios públicos. Tem gente que reclama de não ver o GCM na base, mas aquilo é estático. As patrulhas estão ocorrendo normalmente”, explicou o titular da Pasta.

O secretário também destacou que tem se socorrido ao apoio da PM (Polícia Militar) para conter eventuais defasagens da patrulha ostensiva. “Nós conversamos sempre e temos uma boa relação. Toda semana podemos ter um patrulhamento integrado, com reforço de efetivo externo inclusive”, declarou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;