Internacional Titulo
Governo italiano vai pagar indenização à família de vítima de câncer
Da AFP
09/03/2005 | 16:39
Compartilhar notícia


Uma corte italiana determinou, nesta quarta-feira, que o governo pague uma indenização de 200 mil euros (US$ 266 mil) à família de uma vítima de câncer que processou o Estado por manter o monopólio do tabaco.

A decisão da corte de apelações se refere, na verdade, à Sociedade Italiana de Produtores de Tabaco que, embora hoje seja uma empresa privada, era estatal na época da morte de Mario Stalteri, em 1991.A família dele processou o Estado por não ter alertado os fumantes sobre os riscos do fumo.

"Se o Estado italiano, chefiando sua própria indústria de tabaco, deu mais atenção nas décadas passadas aos impostos do que à saúde pública, agora é chamado pela corte de apelações a ser mais vigilante quando produtos perigosos estão envolvidos", declararam os advogados Giulio Ponzanelli e Vincenzo Zencovich em um comunicado.

A corte também condenou a empresa, renomeada como British-American Tobacco Itália após sua privatização, em julho de 2003, a pagar à família de Stalteri 20 mil euros por despesas legais e relatórios médicos.

A sociedade, inocentada em cortes de menor instância, planeja apelar à mais alta corte italiana.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;