Sua Saúde Titulo
Conjuntivite

A conjuntivite é uma inflamação de uma uma fina membrana transparente que reveste o globo ocular, fazendo uma dobra

Leo Kahn
23/10/2008 | 00:00
Compartilhar notícia


A conjuntivite é uma inflamação de uma uma fina membrana transparente que reveste o globo ocular, fazendo uma dobra, reveste também as partes internas da pálpebra, geralmente causada por vírus, bactérias, alergias, ou fatores externos.

São três os tipos de conjuntivite: alérgica, infecciosa e causada por fatores externos.

Conjuntivite alérgica se manifesta em pessoas que têm determinadas alergias. A infecciosa é causada por vírus, bactérias e fungos (tipo que leva aproximadamente 15 dias para se curar) e inicia-se em um olho e passa para o outro. A transmissão acontece através de objetos contaminados (toalhas, travesseiros etc). A lavagem das mãos é importante nesses casos. Ambientes fechados são propícios para a propagação.

Já a conjuntivite causada por fatores externos é provocada por elementos tóxicos, como substâncias químicas, cloro, fumaça.

SINTOMAS
Olhos vermelhos e lacrimejantes, fotofobia (dor ao olhar para a luz), visão borrada, pálpebras inchadas, sensação de que há areia dentro dos olhos, secreção esbranquiçada e em pouca quantidade. Às vezes, acontece de as pálpebras estarem grudadas quando a pessoa acorda. Se perceber algum sintoma, procure seu oftalmologista.

Piscinas não tratadas, lagos, água do mar, podem ser meios de transmissão, dependendo da contaminação da água; a secreção decorrente do processo inflamatório funciona como veículo para transmissão, por isso, essa costuma ser a fase mais propícia à transmissão. O tempo da conjuntivite varia, mas costuma durar até duas semanas nos casos simples.

Nos casos mais graves pode durar meses ou anos, principalmente quando é provocada por processos onde a pálpebra se vira para fora ou para dentro.

DICAS
- Evite ambientes fechados e com muita gente: conduções lotadas, auditórios, escolas

- Não ir à sauna, praia ou piscina

- Restringir aperto de mão, abraços e beijos na face

- Lavar o rosto e as mãos com maior freqüência

- Se tem fobia à luz utilize óculos escuros

- Não coçar os olhos com os dedos. Utilizar lenços de papel, por exemplo

- Separar seu travesseiro e trocar a fronha diariamente

- Casais devem dormir separados neste período

- Não compartilhar objetos pessoais

- Separar seu sabonete e fazer uso exclusivo.

- Lavar o rosto com água da torneira, até pode; mas, nos olhos e em torno deles, preferir água fervida.

- Se as pálpebras amanhecerem coladas, deixar compressas de gaze úmida morna, sobre os olhos fechados, de 3 a 5 minutos para amolecer a secreção e facilitar sua limpeza

- Guardar uma parte da água fervida na geladeira e fazer compressas geladas com gaze esterilizada sobre os olhos fechados, durante 5 minutos, 5 a 6 vezes ao dia. O frio diminui o desconforto, o edema e o prurido

- Nos intervalos das compressas, se sentir falta, pode pingar, ou mesmo banhar os olhos, com soro fisiológico gelado

- Secreção amarelada e espessa pode ser um indicador de contaminação bacteriana, lave bem os olhos com solução fisiológica 0,9% para aliviar os sintomas e procure imediatamente um oftalmologista

- Seja solidário evite transmitir a doença




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;