Internacional Titulo
Estudo mostra que estrelas podem sofrer restrições no crescimento
Da AFP
09/03/2005 | 16:57
Compartilhar notícia


As estrelas podem ser incapazes de crescer além de 150 vezes a massa do nosso sol, relevou um estudo que será publicado na edição desta quinta-feira da revista científica britânica 'Nature'.

A teoria é defendida por Donald Figer, do STSCI (Space Telescope Science Institute) de Baltimore, Maryland, que usou o telescópio Hubble para esquadrinhar o aglomerado ('cluster') Arches, formado por cem grandes estrelas, perto do centro da Via Láctea. Nesta região do espaço, ideal para o crescimento estrelar, Figer não viu nenhuma estrela maior do que 130 vezes a massa do sol e sugeriu a existência de um "limite claro" para o crescimento individual das estrelas até 150 vezes essa massa.

"Se há sistemas estrelares maiores do que este limite, então talvez sejam binárias (estrelas que giram muito perto umas das outras) ou resultantes da fusão de estrelas de massa menor", explicou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;