Cena Política Titulo
Derrotas em 2018 animam Pinheiro
Por Raphael Rocha
Do dgabc.com.br
21/11/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


Quando perdeu a eleição à Prefeitura de São Caetano em 2016, Paulo Pinheiro (DEM) sinalizou com a aposentadoria das urnas. Se afastou do ambiente político, deixou o MDB e foi para o DEM por força de seu genro, o deputado Milton Leite Filho (DEM), namorado de sua filha Gica. Mas o resultado eleitoral de 2018 e a situação jurídica de seu adversário José Auricchio Júnior (PSDB), atual prefeito da cidade, mudaram os pensamentos do ex-prefeito. Pinheiro tem comentado a pessoas próximas e até mesmo a eleitores de São Caetano que o encontram que virá candidato em 2020. Ele aposta na inelegibilidade de Auricchio e o vácuo político instalado após derrotas eleitorais de figuras que buscavam, em 2018, se projetar no município.

Vice dos sonhos
No grupo político do ex-prefeito Paulo Pinheiro (DEM), de São Caetano, há um vice ideal: o ex-vereador Fabio Palacio (PSD). O pessedista foi a surpresa da eleição de 2016, quando terminou aquela corrida eleitoral na terceira colocação, com 19,2 mil votos. Porém, neste ano, o desempenho de Palacio foi aquém do esperado. Ele concorreu a uma cadeira de deputado federal, recebeui 16,7 mil votos, sendo 10,6 mil em São Caetano, e já é visto com desconfiança pela classe política. Para Pinheiro, a união de forças traria condições concretas de vitória. Por outro lado, Palacio acredita ainda ter potencial para concorrer, como cabeça de chapa, ao Palácio da Cerâmica.

Investigação
O Ministério Público Eleitoral apresentou ações de investigação contra 102 candidatos na eleição deste ano no Estado. Segundo a procuradoria, há problemas como “a existência de candidatos que apresentaram números elevados de doadores que são empregados e servidores de uma mesma pessoa jurídica, doadores que estão inscritos como desempregados no Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), fornecedores de campanha com suspeitas de falta de capacidade operacional para prestar o serviço e irregularidades na distribuição das cotas do fundo partidário destinadas às mulheres”.

Recorte regional
No Grande ABC, quatro candidatos a deputado entraram na mira do Ministério Público Eleitoral. O estadual reeleito Luiz Fernando Teixeira (PT), de São Bernardo, o parlamentar estadual não reeleito Luiz Turco (PT), de Santo André, o vereador de Mauá Chiquinho do Zaíra (Avante, que concorreu a uma vaga na Assembleia Legislativa) e Lair da Apraespi (PMB), que se candidatou a deputada federal por Ribeirão Pires.

Encontro
No domingo tem início a 74ª reunião geral da FNP (Frente Nacional de Prefeitos), que, neste ano, acontece em São Caetano. O primeiro dia de atividades está marcado para o Cecape (Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação), no bairro Barcelona. Depois, o Espaço Samyr, também no bairro Barcelona, vai sediar o restante da programação, que envolve painéis de finanças, Mobilidade Urbana e até desenvolvimento sustentável. O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) é aguardado, embora não tenha confirmado sua participação. Os presidentes eleitos costumam fazer da reunião geral da FNP apresentação aos chefes de Executivos municipais.

Campanha
Candidato à OAB estadual, Caio Augusto participa de atividade no Empório TC, na Avenida Kennedy, em São Bernardo, em reunião organizada pela postulante à subsecção de São Bernardo Lidia Martins Porfírio. O ato está agendado para as 19h30. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;