Setecidades Titulo Inauguração em agosto
USCS ganha quarto campus e curso de Ciências Aeronáuticas

Prédio, no bairro Santo Antônio, será inaugurado em 2 de agosto; graduação de três anos é pioneira no Grande ABC

Tauana Marin
08/05/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Com o objetivo de ampliar as opções de graduação aos futuros universitários e melhorar o espaço para os já alunos, novo campus da USCS (Universidade Municipal de São Caetano) está prestes a ser inaugurado. O funcionamento do prédio, localizado na Rua Conceição, no bairro Santo Antônio, terá início dia 2 de agosto. O empreendimento, onde funcionava a Anhanguera São Caetano/Faenac, é alugado e recebeu investimento de R$ 500 mil, em média, de acordo com o pró-reitor de graduação da USCS, Leandro Prearo. “O local passa a funcionar devido a outra novidade, nosso novo curso de Ciências Aeronáuticas. Somos a primeira universidade do Grande ABC a oferecer essa graduação.”

Os interessados já devem, inclusive, fazer inscrição para o vestibular, que será aberto nesta semana. Serão duas turmas: uma de manhã e outra à noite, cada uma com 60 alunos, com duração de três anos. A mensalidade será de R$ 1.490. 

Gestor do curso de Ciências Aeronáuticas da USCS, professor Volnei Gouveia conta que a ideia de abrir essa modalidade surgiu do crescimento do setor. “Além de atuar na escola de Negócios da USCS há 11 anos, estive à frente do curso de Aviação em uma instituição de ensino de São Paulo por 12 anos. Por isso, propus este curso aqui em São Caetano, já que o Grande ABC tem potencial de crescer neste segmento.”

Segundo o docente, no período entre 2003 e 2010, o volume de passageiros transportados apenas pela aviação comercial mais do que dobrou, saltando de 40 milhões para 100 milhões em 2012. O País já conta com as maiores frotas de aeronaves do mundo. 

“Outro motivo para oferecer o curso é a instalação da empresa sueca Saab em São Bernardo, que será responsável por produzir peças para aviões-caça da Força Aérea Brasileira. Além disso, a demanda por mão de obra na aviação comercial é algo que não para de crescer. Saindo do nosso curso, a pessoa poderá pilotar aviões, trabalhar na parte de gestão de empresas da aviação civil. Este curso é uma inovação para a região. Formando turma, será possível começar as aulas em agosto.”

O profissional formado em aviação civil pode atuar no segmento de gestão, desenvolvendo tarefas na administração de recursos, segurança de voo, operações de logística, manutenção aeronáutica, carga aérea, operações aeroportuárias e planejamento de operações aéreas em empresas aéreas regulares e não regulares e também diretamente na indústria de componentes aeronáuticos, incluindo fabricantes de aeronaves, peças e lubrificantes.

Os alunos terão acesso a simulador de avião e a motores para aprenderem sobre a parte mecânica. “A única coisa que o curso não arca é as horas de voos que a pessoa precisa ter. Os alunos precisaram pagar a empresas que oferecem o serviço”, explica o professor da USCS.

Terceira unidade permite organização

Com o novo campus e o curso para Aviação da USCS (Universidade Municipal de São Caetano), as expectativas não poderiam ser melhores. 

Segundo o pró-reitor de graduação da instituição, Leandro Prearo, eles esperam que a instalação do bairro Santo Antônio inicie com 1.200 alunos no segundo semestre. “Daqui a três anos o planejamento é para que tenhamos quadro de 3.000 universitários nesse campus, grande parte por conta das Ciências Aeronáuticas. A expectativa é alta porque o futuro nos reserva aeroporto de cargas. Além disso, fora do Brasil, em específico na Europa, já se discute o fato de os pilotos terem uma graduação e não apenas cursos com horas de voo para poderem atuar. E nós estamos oferecendo esse Ensino Superior. Isso trará boas consequências em médio e longo prazos nesse sentido”, avalia o gestor. 

DIVISÃO

O novo prédio faz parte da logística da organização. A ideia é a de que o campus do bairro Santo Antônio reúna a escola de Engenharia, de Computação, de Ciências Aeronáuticas e parte das pós-graduações stricto sensu (mestrado e doutorado).”

Já a unidade do bairro Barcelona, hoje com 3.000 alunos, em média, irá concentrar os cursos de Humanas e Ciências Sociais. A unidade do Centro (4.200 matriculados) é local dos universitários voltados à área da Saúde, assim como a unidade instalada no bairro Bela Vista, em São Paulo, com 360 alunos cursando Medicina




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;