Economia Titulo
Mercados reabrem de olho na economia dos EUA
Fernando Bortolin
Do Diário do Grande ABC
06/02/2008 | 07:10
Compartilhar notícia


Os mercados de ações, juros e câmbio reabrem nesta Quarta-feira de Cinzas, às 13h00, após a Folia do Carnaval repercutindo os principais fatos e desdobramentos ocorridos nos mercados globais – e de olho na agenda do dia e da semana mais curta.

Na última sexta-feira, quando a Bolsa paulista subiu 2,67% e o dólar sofreu a quinta queda consecutivo, de 0,74%, cotado a R$ 1,746, na BM&F, os investidores adotaram a postura passiva, de não buscar a posição comprada em ações, por exemplo, esperando passar a Folia de Carnaval, para, a partir dos novos indicadores financeiros, econômicos e políticos nacionais e internacionais, retomarem os negócios.

Nesta quarta-feira, por exemplo, haverá uma releitura das principais projeções do Boletim Focus, do Banco Central, que com base na Ata do Copom de janeiro, deve vir com perspectivas ainda mais conservadoras que o normal.

Na última sexta-feira, nenhum analista de mercado previa a abertura e o comportamento da Bolsa nesta quarta-feira. A bola de cristal estará diretamente dependente dos indicadores americanos – que continuam pontuando recessão nos EUA, mesmo com o corte de 1,25 ponto percentual nos juros americanos em janeiro passado.

Como o mercado nacional funcionará em meio pregão – começa às 13 horas – a perspectiva é de que o grosso dos negócios se desenvolva mesmo nesta quinta-feira, dia em que os EUA divulgam um indicador dos mais relevantes: o de vendas pendentes de imóveis residenciais usados em dezembro.

Esse é um dos pivôs da crise imobiliária que envolve os bancos norte-americanos e que deve desencadear novo impacto entre os mercados globais. Nesta quarta-feira, não menos importante, os EUA divulgam dados sobre a produtividade e o custo da mão-de-obra do quarto trimestre.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;