Política Titulo Eleições 2016
PT de Santo André se reúne hoje para debater conjuntura

Legenda tem encontro depois do Carnaval e formação de chapa de candidatos a vereador e coligação com o PSD devem figurar na pauta

Por Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
13/02/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


O PT de Santo André faz reunião hoje à tarde, na sede do partido, para avaliar a conjuntura política da eleição de outubro e dois itens devem aparecer na pauta: a chapa de candidatos a vereador e a coligação com o PSD.

Os dois temas causam rebuliço nos bastidores do petismo desde o segundo semestre do ano passado, mas a promessa era de que eles seriam debatidos depois do Carnaval.

Sobre a coligação com o PSD, há petistas ressabiados pela presença do vereador José de Araújo (PSD) na chapa. O ex-peemedebista tem registro de boas votações ao longo de 40 anos de vida pública e é quase certo que, na coligação com o petismo, irá se reeleger. Candidatos do partido acreditam que Araújo poderia ficar com uma das cadeiras que, sem a coligação, certamente pararia nas mãos de um petista.

Sobre a formação da chapa, também há desencontros. O ponto de discórdia é a candidatura de Willians Bezerra, ex-funcionário do Paço e patrocinado politicamente pelo secretário de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos, Carlos Sanches, o Carlão (PT). Muitos filiados não querem Willians como postulante à vereança, sob alegação de suposto beneficiamento da máquina, o que ele e Carlão negam.

Atual assessor no gabinete do deputado federal Vicente Cândido (PT) em São Paulo, Willians já declarou ao Diário que sua candidatura “intimida quem não faz a lição de casa”. Em seu grupo há expectativa de votação expressiva, reeditando histórica marca de Klinger Luiz de Oliveira Sousa em 2000 – à época homem-forte do governo de Celso Daniel (PT, morto em 2002), Klinger recebeu 9.092 votos; após a morte de Celso, sumiu politicamente.

Outro fator ainda não bem costurado na chapa de candidatos a vereador é a campanha de reeleição da parlamentar Bete Siraque (PT). Mulher do ex-deputado federal Vanderlei Siraque (PT), ela é especulada também para ser puxadora de votos do partido e, assim, recobrar a força de Siraque dentro do petismo – influência abalada desde a derrota na busca pela reeleição à Câmara Federal em 2014.

O presidente do PT de Santo André, deputado estadual Luiz Turco, não retornou aos contatos da equipe do Diário para falar sobre a expectativa do primeiro encontro do partido após o Carnaval. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;