Setecidades Titulo Dengue
Região integra ação nacional contra Aedes

Ato convocado pelo Ministério da Saúde terá atividades de conscientização e prevenção

Por Vanessa de Oliveira
13/02/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


Cinco cidades do Grande ABC farão hoje atividades especiais para marcar o Dia Nacional de Mobilização Zika Zero, nome que o Ministério da Saúde deu às ações que serão feitas em todo o Brasil para combater o mosquito Aedes aegypti. Além do zika vírus, o inseto transmite ainda a dengue e a febre chikungunya.

Em Santo André, na Praça da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, próxima ao Terminal Rodoviário da Vila Luzita, acontecerão diversas atividades educativas à população. O prefeito da cidade, Carlos Grana (PT), e o secretário municipal de Saúde, Homero Nepomuceno Duarte, participam do encontro.

Paralelamente, outras ações ocorrerão em vários pontos da cidade, como no corredor comercial da Rua Coronel Oliveira Lima, no Centro, com tendas de exposição do ciclo evolutivo do mosquito e demonstração de potenciais criadouros. A região do Jardim Irene 1 receberá visita a imóveis.

Em São Bernardo, vistorias serão feitas no Jardim Planalto (Rua Cincinato Braga e Avenida Dom Jaime de Barros Câmara), Jardim Petroni (ruas Itatiba e Salvador Arena), Nova Petrópolis (Rua Ernesto Pelozini e proximidades). No Núcleo João de Barro haverá limpeza e capinagem das ruas.

Em São Caetano, os esforços estarão voltados para o bairro Fundação, onde vivem em torno de 7.000 pessoas. No terreno da antiga Indústrias Matarazzo será feita nebulização, retirada de lixo e entulho e remoção de possíveis criadouros.

Em Diadema, equipe do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) realizará atividade de bloqueio em regiões onde há casos suspeitos. A Prefeitura não informou os locais.

Em Mauá, a mobilização acontecerá das 8h às 14h. A cidade será dividida em cinco territórios de Saúde, que terão mutirões com vistorias e recolhimento de material descartado pela população. Entre as atividades do dia estão varredura no Jardim Macuco e exposição de maquetes sobre prevenção no CEU das Artes e dos Esportes, no Parque das Américas.

Em Ribeirão Pires, parte dos agentes estará próxima ao Hospital Ribeirão Pires distribuindo folhetos, verificando a presença de criadouros e orientando os moradores. Outras duas equipes visitarão residências do Jardim Serrano e percorrerão as ruas do Centro.

As ações no município ribeirão-pirense continuam também amanhã, com atividade de conscientização no terminal rodoviário, das 9h às 13h.

Do dia 1º de janeiro até o momento, o Grande ABC tem confirmados ao menos cinco casos de dengue autóctone (contraídos na cidade de residência do paciente), sendo três em São Caetano, um em Diadema e um em Mauá. Não há confirmações de zika vírus e chikungunya. São Bernardo e Rio Grande da Serra não informaram.

Em 2015, o Grande ABC registrou 7.403 casos da doença, aumento de 558% na comparação com 2014. Sete pessoas morreram.

A infectologista do Delboni Medicina Diagnóstica Lígia Pierrotti salienta que as ações que ocorrerão hoje em todo o País são de extrema importância para frear os alarmantes números registrados no último verão. “Os criadouros estão, principalmente, dentro das casas. Essas atividades explicarão a importância de eliminar os focos, de controlar o lixo e outras iniciativas simples, mostrando que é fundamental a participação de cada um nesse processo.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;