Automóveis Titulo História
Fusca comemora dia nacional

Volkswagen Sedan completou 70 anos em dezembro; no Brasil, fabricação começou em 1959

Do Diário do Grande ABC
22/01/2016 | 07:00
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Divulgação


Na quarta-feira, foi comemorado o Dia Nacional do Fusca – fruto de acerto entre a fábrica Volkswagen e o Fusca Clube do Brasil, em dezembro de 1988. E o ícone está fazendo nada menos que 70 anos! Sim, a primeira unidade saiu da linha de montagem da fábrica de Wolfsburg, na Alemanha, no finalzinho de dezembro de 1945.

Um pouco de história. A produção do veículo seria iniciada em 1934, mas foi interrompida por causa da Segunda Guerra Mundial. E, para quem não sabe, em todo o mundo foram vendidas mais de 21 milhões de unidades... Muitas delas ainda vistas rodando por aí, como os mais de 1.500 exemplares que participaram de encontro, no domingo, no shopping São Bernardo Plaza.

O Fusca foi, por 24 anos, o carro mais vendido no Brasil, perdendo a liderança em 2011 para o primo Gol. Porém, há quem discorde. “Não considero que foi ultrapassado pelo Gol que, hoje, é outro carro e manteve apenas o nome (totalmente diferente do veículo lançado em 1980). O Fusca, com pequenas modificações, atingiu a marca de 3,1 milhões de unidades, no Brasil, seguindo o mesmo design do início ao termino da sua produção, apenas com variações de potência e acabamento”, ressalta Ervin Moretti, presidente do Fusca Clube do Brasil.

Para se ter ideia, é como se cada habitante do Grande ABC tivesse uma Fusqueta na garagem – de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a região tem pouco menos de 3 milhões de cidadãos.

O sedã foi produzido em terras tupiniquins entre 1959 e 1986 e depois de 1993 a 1996. Em 1998, o New Beetle trouxe novos traços ao tradicional besouro. O modelo mais recente é o Novo Fusca, que aterrissou por aqui em 2012.  




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