Internacional Titulo
Itamaraty condena agravamento da crise no Oriente Médio
Por Das Agências
31/03/2002 | 17:30
Compartilhar notícia


O Ministério das Relações Exteriores (MRE) divulgou nota oficial neste domingo na qual condena o agravamento da crise no Oriente Médio e conclama todos os países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU) – em especial os integrantes do Conselho de Segurança – a trabalharem pelo restabelecimento da paz na região, com a adoção imediata de um cessar fogo entre árabes e judeus.

No documento, o governo brasileiro “faz um chamado veemente a Israel para que suspenda a ofensiva militar nos territórios ocupados, respeite a Autoridade Nacional Palestina e sua liderança, e se retire sem demora das cidades palestinas”. No sábado, em resposta a mais um atentado terrorrista, as forças isralenses ocuparam o complexo de escritórios da Autoridade Palestina em Ramallah, na Cisjordânia, isolando o líder Yasser Arafat.

A nota do Itamaraty também condena os ataques suicidas contra a população civil de Israel, “e reitera sua convicção de que a ação militar desproporcional e os atos indiscriminados do terrorismo colocam em risco uma solução política e negociada para o conflito no Oriente Médio”.

Neste sábado, em Fernando de Noronha, o presidente Fernando Henrique Cardoso condenou a ofensiva israelense por considerar humilhante a condição de Arafat e defendeu a intervenção internacional para resolver os conflitos na região.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;