Economia Titulo
Norske compra Fletcher e torna-se 2ª maior em papel
Por Do Diário do Grande ABC
03/04/2000 | 12:50
Compartilhar notícia


A norueguesa Norske Skog ASA comprou a divisao de papéis da Fletcher Challenge Ltd., da Nova Zelândia, por US$ 2,5 bilhoes. Com a transaçao, a Norske, que está presente no Brasil em parceria com a Klabin Papel e Celulose, torna-se a segunda maior fabricante de papel de impressao do mundo, superada apenas pela canadense Abitibi Consolidated Inc. Após a aquisiçao, a Norske terá capacidade anual de produçao de 5,1 milhoes de toneladas de papel de impressao.

Jan Reinas, executivo-chefe da Norske, disse que a aquisiçao da Fletcher representa um importante passo nas aspiraçoes de crescimento estratégico da companhia. "Hoje o negócio de papel e celulose demanda escala e diversidade geográfica. Cada vez mais a chave para a criaçao de valor no setor virá da aquisiçao e consolidaçao de empresas que operam em graus semelhantes e têm atividades complementares", afirmou Reinas.

A Norske tem também unidades na França, Austria, República Checa, Tailândia, Coréia e China.

A transaçao, que ainda terá de ser aprovada pelos acionistas das duas empresas, deverá ser concluída em julho. Pelos termos do acordo, a Norske vai comprar todas as açoes da Fletcher Papel por US$ 2,50 neozelandeses em dinheiro vivo e fará um pagamento a Fletcher Challenge, que será usada para pagar a dívida da Fletcher Paper, e cobrir a parte da divisao de papel nos custos totais de separaçao do grupo Fletcher.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;