Nacional Titulo
Unifesp busca adolescentes voluntários para pesquisa
Do Diário OnLine
Com Agências
22/09/2004 | 10:19
Compartilhar notícia


A Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) está buscando voluntários para uma pesquisa sobre os transtornos psiquiátricos que afetam adolescentes dependentes de drogas, realizada pelo Serviço de Adolescentes com Comorbidade do Proad (Programa de Orientação e Atendimento para Dependentes).

Após a seleção, serão admitidos para estudo e tratamento adolescentes entre 12 e 19 anos, de ambos os sexos, encaminhados por profissionais de outras instituições de saúde ou educacionais e também por departamentos da Unifesp.

Além das avaliações clínico-psiquiátrica e neuropsicológica, os pacientes terão acesso a sessões de terapia individual e orientação familiar.

Entre os transtornos psiquiátricos avaliados estarão os relacionados ao humor, depressão, comportamento (hiperatividade e falta de atenção), alimentação e ansiedade.

De acordo com o psiquiatra e coordenador do serviço implantado no Proad, Alfredo Toscano Jr., a comorbidade psiquiátrica - síndromes clínicas sobrepostas - é uma ocorrência altamente prevalente nessa população. "Estima-se que entre 30% e 80% dos adolescentes com transtorno por uso de drogas tenham pelo menos um outro diagnóstico psiquiátrico", explica.

Não poderão participar do estudo e tratamento, pacientes com transtorno psicótico grave e deficiência mental ou auditiva. O serviço também está à procura de psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais com interesse em pesquisa para exercer trabalho voluntário e compromisso de estagiar no local.

Informações podem ser obtidas no Proad, que fica na rua dos Otonis, 887 - São Paulo, ou pelo telefone: 5579-1543.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;