Política Titulo Hurbam
Ativada há um mês, autarquia de Mauá tem apenas um cargo

Chefiada pelo ex-vice-prefeito Helcio Silva composição dos 47 postos de trabalho depende de concurso ou remanejamento

Por Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
03/03/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


Ativada há quase um mês para acomodar Helcio Silva (PT), que havia encerrado mandato tampão de deputado federal, a Hurbam (Habitação Popular e Urbanização de Mauá) ainda tem a estrutura institucional resumida ao cargo de chefia dentro da possibilidade de mais 47 postos de trabalho. A prefeitura afirma estar estudando se preenche as vagas por meio de concurso público ou promove um remanejamento de servidores.

A atuação da autarquia ativada dia 6 de fevereiro é resumida com visitas intermunicipais de Helcio à cidades que trabalhem o setor de Habitação com modelo parecido ao vislumbrado pelo prefeito Donisete Braga (PT). “O Helcio está indo em municípios que tenham esse modelo de autarquia. Ele esteve em Osasco para se aprofundar mais sobre o tema. Ainda não temos definição sobre o concurso público”, comentou o petista, que não deu prazo para o preenchimento das vagas.

De acordo com a lei 3.448/2001, que institui a autarquia, estão previstos 16 cargos comissionados e 32 efetivos, sendo vagas para técnicos como engenheiros e arquitetos. O recurso será proveniente do Orçamento para a Pasta de Habitação e de convênios.

O foco da Hurbam, segundo Donisete, será em regularizações fundiárias. Boa parte do território Mauaense, que era composto por fazendas, em regiões montanhosas, foi transformado em ocupações para milhares de famílias. “Tivemos um crescimento desordenado. Nossa cidade se consolidou dessa maneira. É um trabalho que tem prioridade no nosso governo”, disse o prefeito, que destacou o projeto de urbanização do Chafic/Macuco, intervenção com aporte de R$ 79 milhões via PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do governo federal.

A falta de estrutura tem feito o ex-vice cobrar agilidade na resolução do caso de Donisete. Apesar do ruído na relação, os dois líderes são os mais alinhados no petismo mauaense.

Helcio foi eleito vice de Donisete em 2012, comandou a Secretaria de Habitação até dezembro de 2013 para assumir mandato de deputado federal na condição de suplente. A Pasta passou a ser chefiada a partir de maio pelo vereador licenciado Luiz Alfredo dos Santos Simão (PSB).

Após derrota do projeto eleitoral de Helcio para garantir continuação na Câmara Federal no ano passado, Donisete sinalizou que o Paço mauaense estaria aberto ao seu retorno. Sem espaço no primeiro escalão ativou a Hurbam, criada em 2001, na segunda administração de Oswaldo Dias (PT), para acomodar o correligionário. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;