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Desenho animado vira ferramenta para educar jovens financeiramente

Turma da Mônica usa linguagem consolidada dos gibis para ensinar as crianças a utilizar o dinheiro conscientemente para evitar endividamento

Por Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
17/05/2019 | 07:05
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Divulgação


Ensinar crianças a cuidar do dinheiro para que elas não engrossem fatia composta por 62,6 milhões de brasileiros que estão inadimplentes, segundo dados da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) Brasil. Esse será um dos objetivos da Semana Nacional da Educação Financeira, promovida pelo Conef (Comitê Nacional de Educação Financeira), que neste ano acontece a partir de segunda-feira até domingo.

Uma das ações programadas é o lançamento de três desenhos animados da Turma da Mônica, que têm como tema central questões como: de onde vem o dinheiro; orçamento familiar; e a recompensa de quem sabe administrar os gastos. Os filmes, com duração de um minuto e meio cada, estão disponíveis gratuitamente no canal da cooperativa de crédito Sicredi no YouTube. Em um deles, Mônica recebe a mesada e se propõe a comprar sorvetes para a Magali, mas o vendedor explica como os pais delas ganham dinheiro e que precisam poupar para ter um pouco sempre. A personagem comilona então resolve economizar e pega ‘apenas’ dois sorvetes, em vez dos quatro que consome normalmente.

A iniciativa é parceria entre a Sicredi e a Mauricio de Sousa Produções, que em 2018 produziu quadrinhos com a mesma temática e distribuiu 2,1 milhões de exemplares em escolas, nas agências da cooperativa e em comunidades. Nova remessa está sendo preparada para ser lançada.

Presidente da Sicredi, Manfred Dasenbrock acredita que iniciativas como essa são importantes na construção de uma sociedade consciente financeiramente. “É necessário que as crianças estejam desde cedo familiarizadas com conceitos como poupança, valor do dinheiro e orçamento doméstico. Uma criança que entende as relações de consumo e a importância do hábito de poupar terá mais chances de evitar dívidas no futuro. E nada melhor do que falar sobre o tema com a ajuda de personagens queridos dos brasileiros como os da Turma da Mônica”, comentou.

Os gibis produzidos há 60 anos por Mauricio de Souza ajudaram a alfabetizar grande parte da população brasileira. Pesquisa do Datafolha realizada em março de 2017 aponta que 80% dos adultos consideram que as revistas em quadrinhos têm papel importante na alfabetização no Brasil. Agora, a turminha tem como meta também alfabetizar financeiramente as crianças. “Os jovens precisam saber, desde cedo, como resolverem problemas que seus pais já enfrentam e que eles enfrentarão por toda a vida. Os quadrinhos e as animações que desenvolvemos junto à Sicredi ajudam para que essas informações cheguem corretas e diretas para todos”, explicou Mauricio de Sousa.

ENSINANDO A POUPAR - Uma em cada quatro mães brasileiras vê na mesada forma de educar financeiramente as crianças, é o que aponta outra pesquisa do SPC Brasil. O valor médio repassado mensalmente é R$ 100.

Manfred acredita que esse é um caminho, assim como o de poupar. “Poupança é muito popular no Brasil e faz parte desse processo de educação financeira. Crianças e adolescentes serão nossos lideres lá na frente, e essas atitudes de consumo consciente trarão bons resultados”, projeta o executivo.
 




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