Economia Titulo Câmbio
'Pressão cambial' vai durar até 2 anos
Por
13/11/2009 | 07:04
Compartilhar notícia


O Brasil vivenciará "pressão cambial astronômica" num período de um a dois anos e, por isso, são necessárias medidas adicionais para reduzir o "apetite" do capital especulativo pelo País, alerta o superintendente da área de pesquisa e acompanhamento econômico do BNDES, Ernani Torres.

Ele acredita que um dos mais sérios problemas que a economia brasileira enfrentará daqui para frente é o fato de que o País é hoje "uma das principais trincheiras da nova bolha especulativa internacional".

Segundo Torres, essa pressão cambial poderá reduzir a competitividade das indústrias brasileiras e ampliar o déficit em transações correntes.

Ele elogiou a decisão do Ministério da Fazenda de taxar o capital externo com IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e acredita que o valor do tributo poderá até aumentar, caso o governo considere necessário. "O IOF foi um belo caminho e não sei se haverá aumento do imposto, mas o governo poderá criar medidas regulatórias, por exemplo", disse, após palestra em seminário na sede do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada), no Rio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;