Economia Titulo
BID: 45% dos trabalhadores da A.Latina não têm contrato
Do Diário OnLine
20/10/2003 | 14:44
Compartilhar notícia


O relatório sobre Progresso Econômico e Social na América Latina para 2004, divulgado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) nesta segunda, aponta que apenas 55% das pessoas empregadas na região tem acesso a um contrato de trabalho. O estudo analisa as razões do alto desemprego e dos baixos salários na América Latina.

Segundo o relatório, o mercado de trabalho na América Latina não cumpre sua função de forma adequada, já que possui as maiores desigualdades do mundo, tem cada vez menos trabalhadores garantidos por leis trabalhistas e alta rotatividade de atividades. De acordo com a pesquisa, a cada ano, 25% dos trabalhadores é demitido ou muda de emprego.

O assessor para Economia do Trabalho do BID, Gustavo Márquez Mosconi, explicou que o corte nos salários é uma das formas das economias se ajustarem a choques e cenários voláteis. Esse reajuste salarial, segundo ele, costumava ser feito com base na inflação. Porém, como nos últimos anos essa inflação desapareceu em muitos países, o corte de postos de trabalho passou a ser uma alternativa.

Sindicatos - Para o BID, a presença dos sindicatos ajudaram a melhorar as condições de trabalho para alguns trabalhadores latino-americanos. Em contrapartida, essas mesmas organizações contribuíram para a redução dos investimentos, impossibilitando um crescimento econômico e, conseqüentemente, aumento dos salários.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;