Esportes Titulo
Azulão inicia luta contra a maldição dos pontos corridos
Raphael Ramos
Enviado a Itu
23/04/2005 | 16:44
Compartilhar notícia


O São Caetano estréia neste sábado no Campeonato Brasileiro diante do Palmeiras, às 18h10 (Sportv), no estádio Anacleto Campanella, com o desafio de acabar com o trauma dos últimos fracassos em competições disputadas pelo sistema de pontos corridos. Desde que despontou com destaque no cenário nacional, o clube chegou em duas finais da Série A (2000 e 2001), uma decisão da Copa Libertadores (2002) e foi campeão Paulista (2004).

No entanto, tais campanhas contrastam com o desempenho do Azulão em torneios de pontos corridos. Nos últimos dois Brasileiros, a equipe foi quarta e 18ª colocada, respectivamente. Vale lembrar que ano passado, mesmo com os 24 pontos que lhe foram tirados devido à morte do zagueiro Serginho, a equipe terminaria a competição em quinto lugar, fora da zona de classificação para a Copa Libertadores. No Estadual deste ano, também disputado sem finais, o time amargou o quinto lugar. "As equipes ainda estão aprendendo a disputar esse tipo de torneio", justifica o técnico Estevam Soares.

Para o zagueiro Thiago, que está no clube desde 2003, a falta de regularidade da equipe nas competições de pontos corridos deve-se ao comportamento dos atletas dentro de campo. "A equipe vai bem quando precisa e cresce nos momentos decisivos. Mas num campeonato que não tem final, todo mundo tem de jogar concentrado, independentemente da rodada. Temos de ser um time de chegada e regular", disse.

Foi justamente com o pensamento de que todos os jogos têm igual importância que o Azulão fez uma intertemporada de quatro dias em Itu visando a estréia no Brasileiro. "O objetivo é começar o campeonato bem e, por isso, temos de vencer logo na primeira partida um time de peso como o Palmeiras", disse Zé Luís.

A largada do Nacional, inclusive, pode ser o diferencial do São Caetano em relação às demais equipes bem cotadas para a disputa do título e de uma vaga na Libertadores. Dos 22 participantes do torneio, metade está disputando uma competição paralela (Copa do Brasil ou Libertadores). O Azulão, por exemplo, terá o privilégio de fazer apenas jogos de finais de semana até a 13ª rodada, quando enfrenta o Paraná, numa quarta-feira. "Nosso foco é exclusivamente o Brasileiro. Temos oito meses para disputar só esse campeonato. Mas precisamos aproveitar as folgas no meio da semana e converter em superioridade dentro do campo", disse Zé Luís.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;