Automóveis Titulo
Brinquedo de gente grande
Por Anelisa Lopes
Do Diário do Grande ABC
19/07/2006 | 08:46
Compartilhar notícia


Para os estudantes José Tiosi, Valdir Cabral, Brás Tiosi e Edson de Souza, carrinho por controle remoto é muito mais que um brinquedo de criança.

Com patrocínio da Mercedes-Benz, os alunos do curso de Tecnologia Mecânica com ênfase em Mecatrônica do Centro Universitário Fundação Santo André construíram, como trabalho de conclusão de curso, uma réplica do caminhão Accelo da marca alemã.

O modelo, feito na escala 1/3 com 1,80 m de comprimento e 98 cm de largura, foi construído com um eixo de kart e com um motor de moto. O projeto teve custo aproximado de R$ 7 mil e levou cerca de 200 horas para ser concluído.

A réplica foi apresentada na terceira etapa da Fórmula Truck, em Campo Grande (MT), no último fim de semana e, a partir de agora, deve ser usada pela montadora em ações promocionais.

“Eu já tinha desenvolvido um veículo por controle remoto anteriormente, mas em uma escala menor”, conta Valdir Cabral, que trabalha na área de desenvolvimento de protótipos da DaimlerChrysler. José Tiosi atua na ferramentaria da empresa.

A idéia de construir uma réplica motorizada surgiu a partir de um modelo já construído, mas que era estático. O próximo desafio do grupo é desenvolver um ônibus articulado guiado por controle remoto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;