Automóveis Titulo
Engenheiro cria sistema para facilitar manobras
Do Diário do Grande ABC
19/07/2006 | 08:52
Compartilhar notícia


Pensando na dificuldade dos motoristas para estacionar, principalmente modelos com direção mecânica, o engenheiro mecânico da Volkswagen Geancarlo Rettori desenvolveu como trabalho de conclusão do curso de mestrado profissional em Engenharia Automotiva uma tecnologia para facilitar manobras com carros populares.

Trata-se de um sistema de esterçamento de rodas traseiras que funciona em baixas e em altas velocidades. A idéia surgiu em razão da falta de espaço nos estacionamentos, garagens de prédio e ruas. Alguns veículos de luxo já contam com um sistema semelhante.

O projeto, que demorou dois anos para ser desenvolvido, é instalado na carroceria e no eixo traseiro do carro. A partir de um determinado esterçamento do volante, em velocidade baixa, as rodas traseiras giram no sentido oposto às da dianteira, diminuindo o giro do volante. “Dessa forma, o mecanismo reduz os ângulos de giro do volante para efetuar a manobra em 30%. O esforço diminui principalmente em veículos com direção mecânica”, explica.

Caso algum fabricante tenha interesse em produzir o sistema, o custo estimado para o consumidor está avaliado em R$ 950.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;