Política Titulo
Ministro da Saúde lança Cartão SUS em Florianópolis
Por Das Agências
17/02/2001 | 00:22
Compartilhar notícia


O ministro José Serra fez nesta sexta, em Florianópolis, Santa Catarina, o lançamento nacional do Cartão Nacional de Saúde, para a identificação mais fácil dos usuários do sistema. O Cartão SUS vai permitir conhecer o histórico da saúde do paciente, com informações sobre o andamento do tratamento médico.

O cartão será distribuído gratuitamente à população já cadastrada por agentes comunitários que atuaram, particularmente, no bairro Agronômica de Florianópolis, onde habitam pessoas da classe média e baixa desta capital.

O lançamento foi feito no posto municipal de Saúde da Agronômica e deverá, até julho próximo, se estender aos outros 47 postos de saúde da rede municipal.

Inicialmente, 44 mil pessoas serão beneficiadas pelo Cartão SUS, mas a projeção do Ministério da Saúde é de que, até o final do ano, 130 milhões de brasileiros estejam portando o cartão magnético da Saúde. O projeto piloto para a utilização do Cartão SUS será deflagrado em 44 municípios brasileiros dos Estados do Paraná, São Paulo e Sergipe – além de Santa Catarina, onde apenas Florianópolis está em condições de acessar o sistema.

O ministro informou que Florianópolis, assim como os outros 43 municípios brasileiros, foi um dos primeiros a realizar o cadastramento da clientela atendida pelo Sistema Único de Saúde. Na capital catarinense, 86% da população já está cadastrada e em condições de receber o documento.

Para a operacionalização do projeto piloto da informática na rede do SUS, o Ministério da Saúde aplicou R$ 3,8 milhões, segundo o ministro. A cerimônia de lançamento do Cartão SUS contou com a presença do governador do Estado Esperidião Amin (PPB) e da prefeita da Capital, Angela Amin (PPB). Depois, o ministro seguiu para o Palácio da Agronômica, residência oficial do governador, onde almoçou com o casal Amin.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;