Memória Titulo
A memória animada do Grande ABC no Diário Online

O convidado de hoje da seção Grande ABC Memória, do Diário Online, é antigo conhecido da Memória, Atílio Santarelli

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
13/11/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


O convidado de hoje da seção Grande ABC Memória, do Diário Online, é antigo conhecido da Memória, Atílio Santarelli, pesquisador das salas de cinema do Grande ABC, aquele que corre atrás de fotos, cartazes e filmes que documentam o cinema entre nós. A memória animada das sete cidades deve tudo a ele.

Ao Diário Online, Santarelli mostra duas fitas com a festa de inauguração dos Cines Max (1944) e Vitória (1953), ambos em São Caetano.

NOTÍCIAS
1 - O Cine Max foi criado pela Empresa Lorenzini e Irmãos. O filme da inauguração deste cinema foi encontrado por acaso em outro antigo e desaparecido cinema da cidade, o Lido.
2 - Fato semelhante deu-se em relação ao filme que documenta a inauguração do Cine Vitória, localizado no fundo da gerência. O filme é narrado por Moraes Sarmento (radialista).
3 - Estão no filme o casal Victorio Dal'Mas e Antonia Braido Dal'Mas, seus filhos, o amigo Jacob João Lorenzini, prefeito Anacleto Campanella, ex-prefeito Ângelo Raphael Pellegrino, padre Ézio.

MEMÓRIA NA INTERNET - Programa 22: Á Memória dos Nossos Cinemas. Entrevistado: Atílio Santarelli. Editor do Diário Online, Marcelo Ruiz; imagens e edição, Eduardo Donato; apresentação, Ademir Medici. Acesse: www.dgabc.com.br ; depois, clique ‘Vídeo' e ‘Grande ABC Memória'.

Em 13 de novembro de 1959, o chefe da Secção de Educação e Cultura da Prefeitura de São Caetano, Oscar Garbelotto, apresenta parecer aprovando integralmente a criação do Museu Municipal e propondo as medidas necessárias para a sua imediata instalação e funcionamento.

Na mesma data, o diretor administrativo da Prefeitura, Benedito Moura Branco, em despacho, diz: "endossamos, prazerosamente, a representação, julgando oportuna e interessante a sugestão nela contida".

Imediatamente, o prefeito Oswaldo Samuel Massei sacramenta: "De acordo". E remete o processo ao diretor de Obras para indicar local para instalação do futuro museu.

Isaac Zveibil, o diretor de Obras, não titubeia. E determina estudos para instalar o Museu de São Caetano no imóvel da Rua Manoel Coelho, 679, no Centro.

Tudo isso há exatos 50 anos hoje completados.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Terça-feira, 13 de novembro de 1979

Manchete - Favelados pedem a renúncia de Grillo (prefeito de Santo André).

São Bernardo - Mauro Fernandes vence eleições na SAB de Vila Baeta.

Primeiro Plano (Eduardo Camargo) - Congressos, Von Hayek e Samuel Klein.

Futebol - Pelo quadrangular final da Intermediária: domingo, no Estádio Lauro Gomes, em São Caetano, Santo André 0, São José 0; Taubaté 3, Esportiva 0.

Polícia - Trio ataca comerciante e troca tiros com policiais militares em Santa Terezinha, Santo André.

EM 13 DE NOVEMBRO DE...

1909 - Fundada a Linha de Tiro Coronel Pedroso, em Santo André, que foi o primeiro TG do Grande ABC.

1969 - Padre Paul-Eugène Charbonneau profere palestra no Centro Cívico de Santo André sobre orientação familiar. Educador canadense (1825-1987), com 45 livros publicados, viveu no Brasil de 1959 até falecer.

HOJE

Dia da Indústria Automobilística e Dia do Deficiente Visual.

SANTOS DO DIA

Diego, Diogo de Alcalá, Enata, Eugênio de Toledo, Estanislau Kostka.

Hildebrando Mota Carneiro
Nascimento: Jacobina (BA), 13 de novembro de 1930.
Vereador: março de 1967 a 31-1-1969.
Partidos: PTN - MDB.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;