Internacional Titulo
Bush designa Nussle para o orçamento da Casa Branca
Da AFP
19/06/2007 | 18:31
Compartilhar notícia


O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, anunciou nesta terça-feira a designação do ex-parlamentar republicano Jim Nussle como novo chefe de orçamento da Casa Branca. A decisão foi tomada depois do pedido de demissão de Rob Portman, que havia ocupado o cargo por pouco mais de um ano. O nome de Nussle ainda terá que ser confirmado pelo Senado como um dos principais assessores econômicos do presidente.

O cargo de chefe de orçamento, embora relativamente opaco, é considerado fundamental para o funcionamento do governo, uma vez que seu titular é responsável pelo equilíbrio e a racionalização das demandas encaminhadas pelos numerosos departamentos da administração federal.

História - Nussle foi membro do Partido Republicano em toda a carreira pública, embora não seja muito conhecido pela maioria dos americanos. No ano passado renunciou à cadeira no Congresso para organizar campanha eleitoral para o governo de Iowa, mas foi derrotado pelo democrata Chet Culver. O ex-parlamentar havia representado Iowa no Congresso desde 1991, antes de renunciar em 2006.

Segundo a imprensa local, a partir dessa data, Nussle começou a trabalhar como assessor regional da campanha presidencial do ex-prefeito nova-iorquino Rudolph Giuliani às eleições de 2008.

Nussle nasceu em Des Moines (Iowa) e é advogado diplomado pela Universidade de Drake.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;