Internacional Titulo
ETA explode carro-bomba em frente a hotel na Espanha
Por Das Agências
18/08/2001 | 13:00
Compartilhar notícia


A organização separatista basca ETA intensificou este sábado sua campanha de terror contra os interesses turísticos espanhóis, ao fazer explodir um carro-bomba em frente ao hotel de Salou, na Costa Dourada (Nordeste da Espanha), sem causar vítimas nem danos materiais importantes.

Algumas pessoas sofreram cortes superficiais causados por vidros quebrados, segundo o vereador catalão Javier Pomés, que precisou que as forças de segurança conseguiram evacuar rapidamente a área, porque esperavam há semanas um atentado desse tipo.

Uns 600 turistas espanhóis, russos, franceses, ingleses, italianos e alemães que se hospedavam no hotel esperaram depois de pé ou sentados na calçada fora do perímetro de segurança fixado pelas autoridades, até ser autorizados a voltar a seus quartos, por volta do meio-dia local.

Um interlocutor anônimo alertou logo cedo por telefone a uma associação basca de assistência rodoviária sobre a presença, no estacionamento do hotel Cala Font de Salou, de um Renault 25 branco carregado com uuns 50 quilos de dinamite, que explodiria 40 minutos depois.

Esse tempo serviu para evacuar o hotel e a explosão ocorreu antes que os peritos policiais tentassem desativar a bomba. O carro tinha sido roubado em San Sebastián e o explosivo, Titadine, roubado pela ETA em um depósito francês no mês passado, afirmou Pomés.

O atentado ocorreu um dia depois de uma reunião de coordenação da luta antiterrorista entre o Ministério espanhol do Interior e o Governo basco.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;