Fechar
Publicidade

Terça-Feira, 25 de Janeiro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

internacional@dgabc.com.br | 4435-8301

Berlusconi se diz otimista com Constituição européia


Da AFP

04/10/2003 | 13:18


O chefe de governo italiano, Silvio Berlusconi, se declarou neste sábado "otimista" em relação às negociações para a elaboração da primeira Constituição européia.

"Estamos fazendo hoje um retrato completo da opinião que cada país tem a respeito do novo Tratado. Constatamos a força e a intensidade com que certas emendas são defendidas", afirmou Berlusconi, que preside a reunião da União Européia (UE) ampliada, que conta com a participação de 25 Chefes de Estado e de Governo.

"Saberemos superar as divergências que ainda existem", afirmou o primeiro-ministro italiano, que não aceitou as insinuações de que está colocando em jogo seu prestígio como político internacional com a vontade de aprovar a nova Carta Magna até o final de 2003.

"Todos nós desejamos que termine em meados de dezembro, para que seja traduzida a 20 idiomas, de maneira que os cidadãos europeus estejam conscientes do Parlamento que vão eleger em junho de 2004", declarou durante uma entrevista coletiva conjunta com o presidente da Comissão Européia, o italiano Romano Prodi, e o presidente do Parlamento Europeu, o irlandês Pat Cox.

Para Berlusconi, a responsabilidade do sucesso ou fracasso da Conferência Intergovernamental para a elaboração da constituição é de todos os países. Além disso, reiterou que as nações devem abandonar "uma visão individualista de próprio interesse".

Como é habitual, o Chefe de Governo italiano e magnata das comunicações fez uma piada. Ao ser perguntado sobre como convencerá seus colegas a cumprir os prazos estabelecidos, respondeu: "Com o encanto", disse sorrindo, para logo depois acrescentar que espera que "o interesse de todos prevaleça, o interesse da Europa".



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;