Memória Titulo Coluna
A oração da secretária

Neste Dia da Secretaria, uma oração, algumas vezes lida no programa "O Pulo do Gato", da Rádio Bandeirantes, pelo seu apresentador mor, o saudoso José Paulo de Andrade. E uma homenagem à Pâmela Gomez da Cruz, secretaria da Redação do Diário do Grande ABC, a exemplo da homenagem que Memória prestou, em 2019, à Aline Cardoso, secretária da Coordenadoria de Comunicação do Semasa e que tanto ajudou na elaboração do livro dos 50 anos daquela autarquia municipal de Santo André

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
30/09/2020 | 00:01
Compartilhar notícia


Precisa-se de moça, boa aparência, pra secretária.

Tem que ser muito bonita, descontraída e educada.

Eu era ainda menina quando li aquele anúncio,

no jornal. Usei o meu melhor vestido e nos sonhos coloridos, precisava trabalhar.

Tudo parecia um sonho, eu já era secretária,

de você.

Cf. "Anúncio no jornal", sucesso musical das Irmãs Freitas.

Dai-me paciência

Oração lida por José Paulo de Andrade no Dia da Secretária de 2015, e gravada por Memória:

Senhor! Ajude-me a ter a memória de um elefante ou, pelo menos, uma que acumule informações de três anos. Que, por milagre, eu possa fazer todas as coisas imediatamente. Responder a quatro telefones ao mesmo tempo e digitar uma carta que deve ser expedida naquela mesma tarde (embora eu saiba que não vai ser assinada nem no dia seguinte).

Faça-me não perder a paciência quando passo horas procurando nos arquivos um papel que encontro na mesa do meu chefe. 

Dê-me sabedoria de um filósofo. Ajude-me a entender todas as ordens, embora nenhuma explicação me seja dada. Faça-me saber, sem que me tenham dito nada, onde está o meu chefe, o que ele está fazendo, e quando vai voltar. 

Faça-me parecer atraente àqueles que meu chefe quer impressionar, um monstro aos visitantes inoportunos, e um verme disforme aos olhos de sua esposa. 

E, no fim do ano, faça-me ter a sabedoria de não destruir, quando me for ordenado fazê-lo, os papéis que serão pedidos por ele mesmo, alguns dias mais tarde.


As festas do Divino

Texto: José Bueno Lima

Li em "Memória" (edição de 27 de setembro) que em 27 de setembro de 1915 foram eleitos como festeiros da Festa do Divino de 1916, em São Bernardo, Luiza Colombo e Joaquim Serafim Bueno. 

O Joaquim era irmão de minha avó paterna Laurinda Serafim Bueno, casada com meu avô Antônio Joaquim de Lima. 

Sempre, nas conversas que ouvia de meu pai em casa, e com seus irmãos, essa festa era tradicional na casa de meus avós, situada no Largo da Matriz, durando vários dias. 

Tio Joaquim, que conheci, era uma figura um tanto estranha, sempre com um capote, chapéu, pito na boca, e muitas vezes o vi, em cima de uma carroça, carregando porcos que criava, para serem vendidos na feira. 

Ele morava onde hoje é a Etec Lauro Gomes, sendo ali a sua chácara. 

Esse local, segundo consta, eram as terras da família Serafim Bueno, avós do Eduardo nosso colega de Prefeitura! E, por que não, meus também?

Quem podia ter uma?

Texto: Antonio de Andrade

No ABC o acesso às imagens pioneiras ocorreu em alguns poucos estabelecimentos comerciais que disponibilizaram televisores em suas vitrines, fato que redundou na atração de aglomerados de curiosos, ávidos em acompanhar, maravilhados, a novidade.

Estima-se que, quando da inauguração da TV Tupi, o custo de um aparelho de TV de 20 polegadas era equivalente a 30 salários mínimos, 

ou seja, tratava-se de um objeto de desejo acessível apenas a uma parcela exígua de moradores (continua).

Diário há meio século

Quarta-feira, 30 de setembro de 1970 - ano 13, edição 1347

Manchete - Tupamaros explodem luxuoso cassino.

Movimento sindical - Trabalhadores do setor cerâmico conseguem 25% de aumento.

Santo André - Associação dos Jardins Guarará e Aclimação festejam oito anos; sede social à Rua Miguel Alves Viana; Otavio de Souza Bueno empossado novo presidente.

No mundo das rodas (Júlio Pinheiro, pseudônimo do jornalista Hermano Pini Filho) -</CF> Volkswagen inicia etapa dos 1.000 carros por dia.

Acidente - Ônibus tomba, mata e fere em Diadema. Veículo mergulhou num barranco do Jardim Inamar, em Diadema. Um passageiro morreu, 13 ficaram feridos gravemente, 53 sofreram escoriações e machucaduras leves.

Manchete da página policial: 67 pessoas viajam no ônibus. Ele vai tombar cinco vezes.</CW>[08.ASSINA_PE]<TB>Cobertura: Dirceu Pio e Pedro Martinelli.

Em 30 de setembro de...

1880 - Nasce Flamínio de Oliveira (1880-1931), patrono de escola em São Bernardo.

1920 - Inaugurada a III Exposição Industrial de São Paulo, no Palácio ds Indústrias, instalado na Várzea do Carmo.

1965 - Governador Adhemar de Barros inaugura em Santo André a Central da Rádio Patrulha, recentemente criada para atender ao Grande ABC.

1975 - Engenheiro Marcel Preotesco toma posse como presidente da Comissão Municipal do Mobral em São Bernardo. Mobral: Movimento Brasileiro de Alfabetização de Adultos.

Anunciada instalação do primeiro Centro de Valorização da Vida (CVV) em Santo André, à Rua Dona Carlota, 154. O CVV vinha funcionando há 13 anos na Capital. 

Hoje

- Dia da Secretária.

- Dia Nacional do Jornaleiro

- Dia do Ferroviário. Marca também a criação da Rede Ferroviária Federal em 30 de setembro de 1957.

- Dia Internacional da Navegação

- Dia Mundial do Tradutor. Reverencia São Jerônimo, o santo protetor das secretárias e tradutor da Bíblia para o latim.

Santos do dia

- Francisco de Borja

- Gregório (o Iluminador)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;