Memória Titulo Memória
A herança de Orlando Filho

Nas duas Semanas dedicadas à Memória da cidade de São Bernardo nossos memorialistas focalizaram a indústria oleira, o que faz lembrar as imagens captadas por um querido e saudoso repórter fotográfico do Diário

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
11/09/2020 | 00:01
Compartilhar notícia


 Orlando Filho era meticuloso em tudo o que fazia. E aquela reportagem marcou época. Foram duas páginas ilustradas pelas imagens que o Orlando captou. Ele fotografou as últimas olarias da linha Ribeirão Pires a Rio Grande da Serra e percorreu toda a região atrás de imagens que reportassem à antiga indústria artesanal.

A reportagem foi publicada em 5 de junho de 2005. Saudades, Orlando...

AS FOTOS DO ORLANDO

1) Olaria do Zecão, Ouro Fino, Ribeirão Pires.

2) Olaria do José Ferreira, Estrada do Soma, Ribeirão Pires.

3) Olaria do Machado, Sítio Maria Joana, Rio Grande da Serra.

4) Olaria do Sítio Maria Joana II, Rio Grande da Serra.

5) Ruínas da olaria do Zecão II, Avenida Pedro Ripoli, 157, Barro Branco, Ribeirão Pires.

6) Ruínas da olaria da Avenida Santa Clara, transformadas em canteiro de obras da Sabesp, em Ribeirão Pires.

7) Ruínas da olaria do Núcleo Santa Cruz, Distrito de Riacho Grande, São Bernardo.

SB

Forma dos tijolos utilizados na construção do primeiro prédio próprio da Câmara Municipal de São Bernardo, na Rua Marechal Deodoro, hoje Câmara de Cultura Antonino Assumpção.

Diário há meio século

Sexta-feira, 11 de setembro de 1970 – ano 13, edição 1331

Manchete –Tropas lutam em Amã (capital da Jordânia). Crise se agrava no Oriente Médio.

São Bernardo – Chapa 1 vence as eleições do Instituto Municipal de Previdência: 553 a 465. Os vencedores: Leonardo Fernandes Filho (presidente em 1970), José Eduardo Fornari Novo, Ovídio Prieto Fernandes, Osvaldo Monteiro e Joaquim A. Escobar Bueno Filho.

São Caetano – Walter Braido em campanha à Assembleia Legislativa: é preciso construir escolas para o futuro.

Esporte estudantil – Colégio Comercial Alcina Dantas Feijão vence a III Olimpíada Colegial de São Caetano.

Em 11 de setembro de...

1920 – Cúmulo do azar: embriagado, José Jeronymo de Oliveira, morador de Ribeirão Pires, é atendido na Santa Casa de São Paulo: tropeçou quando passava pela estação férrea da sua cidade, feriu a cabeça com gravidade, caiu sobre uma cobra que, assustada, lhe picou o pé esquerdo.

1985 – Empossado o primeiro Conselho Municipal do Patrimônio Artístico, Histórico e Cultural de São Bernardo. Ricardo Lewandowski eleito e empossado presidente.

2015 – Lançado o livro COMSAT Químicos do ABC: 30 anos de luta pela saúde (1984- 2014), obra organizada por Remigio Todeschini, Nilton Freitas e José Freire da Silva.

Hoje

Dia do Árbitro Esportivo 

Dia do Cerrado

Santos do Dia

João Gabriel. Padre francês, nascido em 1802. Seu grande desejo era ser missionário na China. Ali foi preso e morto, em 1840.

PROTO E JACINTO. Mártires de Roma.

Municípios Paulistas

Hoje é o aniversário de Itapuí (elevado a município em 11-9-1913, quando se separa de Jaú) e de Marabá Paulista (1954, quando se separa de Presidente Venceslau).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;