Setecidades Titulo
Dar suco a criança exige cuidado
Por Ana Macchi
Do Diário do Grande ABC
19/05/2001 | 15:49
Compartilhar notícia


A facilidade de preparo e o forte valor nutritivo fazem dos sucos de frutas uma das principais fontes de alimentação infantil. No entanto, a demasiada quantidade ingerida por crianças alertou médicos da American Academy of Pediatrics (Academia Americana de Pediatria), dos Estados Unidos, que aconselham restrição na quantidade diária de sucos de frutas com excesso de açúcar destinada à criança, para evitar problemas como cáries e má digestão.

Dentro da categoria de sucos naturais, que podem ser consumidos com maior freqüência por bebês e crianças, estão os que não têm adição de sacarose (açúcar) ou de conservantes. Já os considerados sucos à base de frutas – têm açúcar e conservante – devem ser evitados, principalmente nos primeiros meses de vida das crianças.

O pediatra e professor da Escola Paulista de Medicina da Unifesp, Sung Sih Chung, disse que crianças de até 2 anos devem, preferencialmente, tomar sucos entre 9h e 10h, sempre sem açúcar. “Não é aconselhável a ingestão de sucos durante as refeições. O líquido dificulta o processo de digestão”, disse.

Também devem ser evitados sucos ácidos, como os de limão, abacaxi e maracujá – que necessitam da adição de açúcar –, bebidas isotônicas e refrigerantes. “O melhor mesmo é o suco de laranja puro. Depois de a criança completar um ano, pode-se até dar o bagaço, que tem muitas fibras. A partir daí, o quadro deve evoluir para a alimentação das papinhas e das próprias frutas”, disse Sung.

De acordo com o pediatra, é necessário lavar a fruta com água e sabão antes de manuseá-la. “Não fica gosto nem resíduos. É apenas uma questão de higiene que precisa ser levada em conta”, explicou. É ainda conveniente evitar utilizar centrífugas e optar por sucos simples de se fazer. “Quanto mais manuseio, maiores são as possibilidades de o suco conter bactérias.”

Os sucos podem começar a fazer parte da alimentação de bebês depois dos seis meses de vida. “Antes desse período, a criança deve apenas ser alimentada com leite materno”, disse. De acordo com a American Academy of Pediatrics, a quantidade ideal de suco deve oscilar entre 110 ml e 170 ml para crianças de 1 a 6 anos e 225 ml a 340 ml para as idades entre 7 e 18 anos. Do contrário, pode causar cárie dentária, fermentação, gases, diarréia e até mesmo obesidade.

O mais indicado para evitar o ganho de peso é dar preferência aos sucos de maçã, pêssego e lima, obviamente sem açúcar. “Banana e abacate não são muito indicados para crianças gordinhas, pois são frutas bastante calóricas”, afirmou.

Água – O pediatra disse ainda que os pais não devem substituir o suco pela água. “Ao sair com a criança, deve-se levar água e não sucos. Se a criança tomar suco várias vezes ao dia, terá alta concentração de açúcar na boca, o que acaba contribuindo para o aparecimento precoce de cáries”, explicou o pediatra.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;