Cultura & Lazer Titulo
Fernanda Takai, madura para cantar Nara
Dojival Filho
Do Diário do Grande ABC
06/12/2007 | 07:16
Compartilhar notícia


Revisitar o repertório de um artista consagrado não é tarefa das mais fáceis, até para músicos experientes. Entretanto, no CD Onde Brilhem os Olhos Seus (Tratore, R$ 25 em média) – um tributo à cantora Nara Leão –, a vocalista do grupo Pato Fu, Fernanda Takai, consegue produzir resultados interessantes.

O projeto do disco começou em dezembro de 2006, por sugestão do jornalista e produtor musical Nelson Motta. Desde os anos 1990, quando conheceu as canções do Pato Fu, ele sempre percebeu semelhanças entre os timbres das duas intérpretes, ambos suaves e envolventes.

Fã de Nara desde a infância, Fernanda não demorou muito para iniciar a empreitada. Amparada pelo marido e guitarrista do Pato Fu, John Ulhoa, e o tecladista Lulu Camargo, ela selecionou as canções do álbum. No repertório, há composições de ícones como Chico Buarque e Tom Jobim.

“Quando era criança, confisquei as fitas-cassete que o meu pai tinha com as músicas dela. Ela era uma das cantoras preferidas dele”, relembra Fernanda.

POP

As melodias ganharam um gostinho pop, com arranjos que contém outras referências além do samba e da bossa nova, gêneros que caracterizaram a obra de Nara. Esse é o caso da boa releitura dançante de Com Açúcar, Com Afeto, clássico de Chico Buarque.

Outro exemplo de versão bem-sucedida é o bolero Lindonéia, que mistura timbres modernos e antigos de guitarras e teclados. Apesar de não possuir grande extensão vocal, Fernanda interpreta de maneira eficiente e isso conta a seu favor.

Assim, como escreveu em seu recém-lançado livro de contos e crônicas, Nunca Subestime uma Mulherzinha (Panda Books, 136 págs., R$ 25 em média), ela não teme possíveis comparações com Nara feitas por “crícríticos”.

“É um disco com um repertório muito conhecido, mas fiz do meu jeito. Se não estivesse segura, e com muito tempo de estrada, não suportaria as comparações”, afirma a cantora.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;