Turismo Titulo
Arte que sobe a serrinha
Por Heloísa Cestari
Do Diário do Grande ABC
19/07/2007 | 07:08
Compartilhar notícia


Oficinas em meio à natureza tendo como mestres especialistas em artes plásticas, dança, fotografia, gastronomia, moda e música. Essa é a proposta da sexta edição do Festival de Arte Serrinha, que prossegue até o próximo dia 29 na cidade de Bragança Paulista, a 90 quilômetros de São Paulo. Palestras, shows e mostras de cinema ao ar livre também fazem parte da programação, cujo tema é O Despertar dos Sentidos.

As oficinas serão ministradas na Fazenda Serrinha, propriedade cafeeira centenária, reconhecida em 2001 como reserva ecológica particular pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

Até o fim de julho, artistas residentes realizarão intervenções no local, que já conta com obras de Luiz Hermano, Bené Fonteles e Fernando Limberger. O Galpão Busca Vida, onde serão promovidos os shows de música, também fica num sítio da região. Desde 1998, a antiga leiteria da família Oliveira funciona como pizzaria, cachaçaria e casa de espetáculos. A decoração, que manteve elementos do sítio, é altamente cênica e aproveitou-se de partes de cenários de teatro, antiguidades, obras de arte e muita improvisação.

Às terças, quintas e sábados, no distrito rural da Água Comprida, funcionará o núcleo de Arte-Educação, projeto de inclusão social com atividades culturais, recreativas e de educação ambiental gratuitas para a comunidade. E todas as sextas, no restaurante 2000 por Hora, haverá sessões de cinema nacional, acompanhadas de conversa ao pé da tela com os diretores.

Em suas cinco edições anteriores, o festival firmou-se no cenário da arte contemporânea brasileira, já tendo recebido nomes como José Celso Martinez Corrêa, irmãos Campana, Arnaldo Antunes, Nação Zumbi, Tom Zé e Jorge Mautner. A hospedagem pode ser feita em pousadas rurais da região.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;