Memória Titulo COLUNA
A tchurma faz um livro. E documenta meio século de história
Ademir Médici
21/12/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


“Dedicamos esta obra a todos os alunos e amigos, com os quais convivemos desde o 2º Ginásio Estadual de Santo André (2º Gesa), de 1967 a 1970, até o Colégio Estadual de Santo André (Cesa), de 1971 a 1973, a todos os nossos pais, à direção e funcionários do 2º Gesa e Cesa e, em especial, aos nossos mestres, que nos colocaram no início de uma nova era para as nossas vidas e nos ensinaram a manter, até hoje, a chama acesa da nossa amizade.”
Cf. dedicatória no livro Caminhos da Tchurma, uma obra referencial que sintetiza tempos mágicos da Educação no
Grande ABC.

***
No ar, pelo DGABC TV, o programa Memória desta semana, focalizando os 50 anos da Escola Estadual Visconde de Taunay, da Vila Francisco Matarazzo, fundada no Parque das Nações com o nome de 2º Ginásio Estadual de Santo André. Assistam em www.dgabc.com.br .

Dois ex-alunos – Marco Tomé e Nei Souza – escreveram um livro, Caminhos da Tchurma, que foi lançado no 23º reencontro do grupo, mês passado. Um livro que começou a ser pensado em 2008.

Naquele ano foi criado um blog, alimentado regularmente durante cinco anos. Mas o blog – que existe até hoje – não ofuscou a ideia do livro, que levou três anos para ficar pronto. E ficou lindo.

A capa quem fez foi a Marilda Renosto, mulher do Bosquinho, casal residente nos Estados Unidos. Para o conteúdo, foram utilíssimos os convites de formaturas, que trazem todos os nomes dos diretores, professores e alunos.

A ilustração ficou por conta das fotos tiradas nos 23 eventos, os reencontros regulares.

Dois capítulos tratam da literatura em si, com lembranças e crônicas maravilhosas. Por exemplo: a participação da escola no 11º Festival de Teatro Amador do Estado de São Paulo, com a peça O Pagador de Promessas, de Dias Gomes.

Livro pronto, descobriu-se o número ‘0’ de um jornal interno, Cesariano, com ilustrações de Alencar, que depois trabalhou na Editoria de Artes do Diário. Houve um segundo número do jornal, que a “tchurma” está procurando um exemplar. Matéria para a reedição deste livro que pode e deve servir de modelo para outras comunidades escolares históricas deste Grande ABC migrante com tantas histórias a serem contadas.

Não é preciso dizer que esta página Memória apaixonou-se pela “tchurma”. Impossível contar tudo aqui na página impressa. Por isso renovamos o convite para que vocês assistam ao programa no DGABC TV. É, verdadeiramente, o retorno a um tempo tão recente e de tantas transformações.

FRASE
“Sempre achei que vivemos um momento importante com o ginásio e colegial. Fomos um grupo diferenciado, tanto que são 50 anos de convivência.”
Nei Souza (jornalista, ex-Diário).

 

As ferramentas do Sr. Natalino

“Li as matérias que Memória publicou sobre Natalino Vertematti e gostaria de dizer que o Museu de Santo André Dr. Octaviano Gaiarsa teria o prazer em sediar a exposição sobre sua história e ferramentas e quem sabe pensarmos em uma exposição que circule pelas cidades do Grande ABC. Me coloco à disposição para conversarmos melhor sobre o assunto.”

Mayra Gusman de Souza
Gerente de documentação e preservação cultural

Nota da Memória – Mayra, profissional sensível e competente. Muito obrigado
 

Interação com Facebook
 

‘As complicadas coisas simples’


Não dá para conversar neste mundo complicado. Fecho a janela, deixo a cigarra cantando lá fora, e volto ao escândalo do dia...
Da crônica de Lourenço Diaféria publicada pelo Diário em 21 de dezembro de 1988. Confiram a íntegra no Facebook da Memória – acessem o endereço acima.
 

Diário há 30 anos

Quarta-feira, 21 de dezembro de 1988 – ano 31, edição 6941

Manchete – Aureliano Chaves pede demissão do Ministério de Minas e Energia; nova reforma sai logo; salário mínimo pode quebrar Previdência.
Futebol de Salão – O Grande ABC, representado pela GM, perdeu o jogo para o Maneca por 2 a 1, em São Paulo, e deixou escapar a chance de conquistar o campeonato estadual de 1988.
Polícia – Assaltante é linchado por multidão no Areião, em São Bernardo.

Em 21 de dezembro de...

1893 – Proposta a concessão de autonomia a oito núcleos coloniais paulistas, incluindo-se o de Ribeirão Pires.
1918 – A Cúria Metropolitana de São Paulo passa provisões de missa ao ar livre em Ribeirão Pires e de procissão com imagens na festa de São Sebastião em Rio Grande (‘da Serra’).
- Diretoria-geral do Serviço Sanitário deixa de emitir os comunicados sobre a gripe espanhola, em vista da normalidade da Saúde pública. O último comunicado falava em dez mortes em São Paulo.
- Do noticiário do Estadão: os trabalhos de desmobilização do exército britânico; a reconstrução das fábricas têxteis desmanteladas pelos alemães na França e Bélgica.
- Plebiscito em Utinga. População diz não à tentativa de elevação do distrito a município, separando-se de Santo André.
1963 – Mauá e Ribeirão Pires desmembram-se da comarca de Santo André.
 

Municípios Brasileiros

- Muitas cidades celebram aniversários neste dia 21 de dezembro. A maioria – 61 – é de municípios mineiros, entre os quais vários com nomes de santos, como Santa Cruz de Minas.

Santos do Dia

- São Domingos de Silos
- Tolomeu
- Íngenes

Hoje

- Dia do Artista Profissional-
- Dia do Atleta
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;