Política Titulo A partir de fevereiro
Com vistas a outubro, PPS escolhe Alex Manente para liderança do partido na Câmara dos Deputados

Parlamentar substituirá Arnaldo Jordy; sigla quer reaproximação com Planalto

Por Junior Carvalho
07/01/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


O deputado federal Alex Manente assumirá, a partir do mês que vem, a liderança do partido na Câmara dos Deputados. Ele substituirá Arnaldo Jordy, do Pará, como antecipado pelo Diário em novembro. A estratégia, segundo apurou o Diário, é reaproximar a sigla do governo Michel Temer (PMDB) visando as eleições de outubro. Embora mantenha o comando do Ministério da Defesa, com Raul Jungmann, o PPS foi um dos partidos da base que reuniram deputados que, em agosto e em outubro, votaram pelo prosseguimento da denúncia da PGR (Procuradoria-Geral da República) contra Temer – foi rejeitada pelo plenário da Câmara. Curiosamente, Alex votou contra o peemedebistas nas duas ocasiões.

No entendimento de populares-socialistas, possível reconciliação com o Palácio do Planalto inclui a sigla no debate, cujo o PMDB também integra, sobre a escolha de nome que encabeçará projeto considerado “de centro” na disputa presidencial de outubro.

Deputado federal em primeiro mandato e com base em São Bernardo, Alex foi presidente do PPS paulista até novembro e também integra o diretório nacional. O parlamentar estará no posto de líder do partido na Câmara em meio às articulações para as eleições deste ano. Na região, além de São Bernardo, o popular-socialista já possui apoios amarrados com vereadores para seu projeto de reeleição, como em São Caetano, em Diadema e em Mauá.

Na raia estadual, o parlamentar lidera discussões, sobretudo na região, sobre sucessão do governador Geraldo Alckmin (PSDB). Ao lado de outros partidos, como o PV, o PPS pleiteia a vaga de vice na chapa do candidato governista ao Palácio dos Bandeirantes. Alex tem defendido apostar na campanha do vice-governador Márcio França (PSB), que assume o governo com a desincompatibilização de Alckmin.

Como líder do partido no Parlamento federal, Alex também estará à frente das discussões envolvendo o partido no debate sobre as principais ações do governo federal até o fim do mandato, como a reforma da Previdência. A tarefa dará mais visibilidade ao popular-socialista.

O último nome do Grande ABC a ocupar o posto destacado na Câmara Federal foi o deputado Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho, que assumiu a liderança do PT em 2014. No primeiro governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o petista Professor Luizinho, de Santo André, foi líder do governo na Casa. Alex não foi encontrado para comentar o assunto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;