Nacional Titulo
SP: cirurgia que desliga cordas vocais de cães é proibida
Por Do Diário OnLine
Com Agências
10/10/2003 | 15:01
Compartilhar notícia


Os veterinários paulistas estão proibidos de realizar cirurgia para desligar as cordas vocais (cordotomia) em cães e gatos. O governador Geraldo Alckmin sancionou a lei sobre o caso nesta sexta-feira. Os profissionais que descumprirem a lei estarão sujeitos a multa no valor de cinco mil Unidades Fiscais do Estado de São Paulo, ou seja, R$ 57.450.

A exposição de motivos que acompanha a lei baseia-se no fato da cirurgia ser perigosa ao animal que estará "correndo o risco de sofrer edema de glote (popularmente chamada de inchaço da campainha) e parada cardíaca", uma vez que a cirurgia exige anestesia geral. Além disso, ressalta que "o animal estará sujeito a problemas psicológicos por não conseguir ouvir sua própria voz após o procedimento".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;