D+ Titulo
Leite doce
Por Luciana Bugni
Do Diário do Grande ABC
11/05/2008 | 07:05
Compartilhar notícia


Em tabletes, recheios, coberturas... Doce de leite é quase unanimidade para quem não resiste ao açúcar. A iguaria combina com praticamente todas as frutas frescas e oleaginosas, com bolos, pavês e charlotes e causa boa impressão visual.

"É um ingrediente muito versátil. Pode ser comido de colher e em receitas variadas e é praticamente impossível resistir ao sabor", diz a consultora gastronômica Ana Maria Tomazoni. Como é de leite e açúcar, uma composição bem simples, todo mundo pode fazer em casa. A proporção ideal são dois litros de leite integral para 500 g de açúcar.

Para não talhar o doce, a dica é acrescentar uma colher (café) de bicarbonato de sódio no leite antes de colocar o açúcar e mexer bem todos os ingredientes antes de levá-lo ao fogo. "Quem deseja preparar o doce de leite cremoso deve mexer a mistura constantemente em fogo baixo para evitar que o leite transborde, e lembrar-se de colocá-lo em panela grande", diz Ana Maria. A cremosidade se dá quando se bate o produto por 10 minutos com colher de pau.

Preguiça - Mais prático, o doce de leite dos ‘preguiçosos' é, segundo Ana Maria, aquele feito com uma lata de leite condensado fechada na panela de pressão. "Depois de 10 minutos com a panela chiando, desligue e aguarde mais 30 minutos com o fogo desligado para poder abrir." E para ter segurança, espere que a lata esfrie, pois abri-la quente pode caramelizar.

"Guarde as receitas em potes de vidro para conserva. A sugestão para que o doce dure mais tempo é esterilizar um pote de vidro e a tampa, fervendo-os em uma panela grande por, no mínimo, 15 minutos. Para retirar o vidro e a tampa, utilize uma pinça de cozinha e deixe-os escorrer sobre um pano de prato limpo. Só use os potes esterilizados depois que eles esfriarem totalmente, dessa maneira o doce de leite pode durar até 30 dias", diz Ana Maria.

Dicas
Doce de leite em pedaços: é recomendável manter a mistura em fogo baixo até o momento em que se consegue ver o fundo da panela. Depois disso retire do fogo e continue batendo com a colher de pau. Quando engrossar, despeje em uma superfície de mármore com manteiga. Corte em quadradinhos.

Vários ingredientes podem ser adicionados ao doce já pronto para mudar o sabor: ameixas pretas, previamente aferventadas, coco ralado, passas maceradas ao rum, nozes picadas, figo em calda.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;