Internacional Titulo
Retirada de Gaza deve terminar em setembro de 2005
Da AFP
10/06/2004 | 10:20
Compartilhar notícia


A retirada das colônias israelenses na Faixa de Gaza deve ser concluída em setembro de 2005, segundo previsão da comissão encarregada dos preparativos para a aplicação do plano do premiê Ariel Sharon.

Os colonos que desejarem sair da Faixa de Gaza ou das quatro colônias isoladas do norte da Cisjordânia que devem ser desmanteladas poderão agir em duas etapas, informaram a rádio militar e o jornal Haaretz.

Os primeiros colonos poderão sair a partir de agosto de 2004 e só receberão as compensações previstas após deixarem o território, enquanto os outros terão a possibilidade de partir voluntariamente até julho de 2005, após o pagamento das compensações financeiras. Em 14 de agosto de 2005 serão encerradas as retiradas voluntárias e a Faixa de Gaza será decretada "zona militar fechada".

No entanto, de acordo com estes dois meios de comunicação, será dado um prazo suplementar até o dia 1º de setembro para uma retirada voluntária da região. Depois dessa data, o exército israelense usará a força para remover os que insistirem em ficar.

A retirada dos civis da Faixa de Gaza deve ser concluída até 15 de setembro de 2005, enquanto as tropas israelenses devem deixar a região até o dia 30, segundo este calendário.

A comissão realizou na quarta-feira sua primeira reunião, presidida pelo general da reserva Giora Eiland, diretor do Conselho de Segurança Nacional, com a presença de representantes de vários ministérios envolvidos na ação.

Esta comissão deve voltar a se reunir no final de junho para tomar decisões relativas aos aspectos práticos da retirada, bem como sobre as indenizações para os colonos e sua nova instalação.

"A comissão do general Eiland trabalha segundo as indicações determinadas pelo primeiro-ministro (Sharon). Isto é um fato. A divulgação deste documento interno ocorreu por uma infidelidade. O calendário apresentado é uma opção de trabalho. Pode ser submetido a mudanças", disse um integrante do governo israelense que pediu o anonimato.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;