Internacional Titulo
Massacre da Praça da Paz Celestial na China completa 12 anos
Do Diário OnLine
04/06/2001 | 12:32
Compartilhar notícia


O massacre da Praça da Paz Celestial, centro de Pequim, que deixou centenas de pessoas mortas, completou 12 anos nesta segunda-feira. Para evitar protestos, as autoridades chinesas reforçaram a segurança nas ruas de Pequim.

A única manifestação feita para relembrar o massacre foi uma carta escrita por 111 mães das vítimas destinada ao governo pedindo que ele se desculpe pelo o que aconteceu.

No dia 4 de junho de 1989 o Exército chinês matou centenas de estudantes que faziam manifestações na Praça da Paz Celestial há sete semanas pedindo maior liberdade de expressão, reforma política e fim da corrupção. faziam manifestações na Praça da Paz Celestial há sete semanas.

No início deste ano, o livro “Papéis da Praça da Paz Celestial”, baseado em documentos secretos e que revela as disputas internas no governo que provocaram o massacre, foi publicado.

O governo teme que as lembranças do massacre prejudique a imagem da China, que pretende ser a sede dos Jogos Olímpicos de 2008.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;