Economia Titulo
FMI constata alta de preços dos alimentos associada ao etanol
Da AFP
19/07/2007 | 18:27
Compartilhar notícia


O FMI (Fundo Monetário Internacional) anunciou nesta quinta-feira que está sendo constatado um forte aumento de preços dos produtos alimentares no mundo, por causa do incremento da demanda e do desenvolvimento da produção de etanol nos Estados Unidos.

"É uma novidade desde a primavera" boreal - data das últimas previsões econômicas do FMI, destacou o economista chefe do Fundo, Simon Johnson, durante uma conversa com jornalistas.

"A demanda por alimentos aumenta, o que reforça a pressão sobre os preços das matérias-primas. Simultaneamente, isto leva a um choque relacionado com o etanol nos Estados Unidos", acrescentou.

Johnson também revelou que o FMI irá rever para cima suas previsões de crescimento, devido ao que chamou de um "boom mundial".

"Os Estados Unidos continuam dando sinais de enfraquecimento, tal como havíamos adiantado, mas as demais economias do mundo estão operando muito bem", ponderou, citando os bons desempenhos da Europa (em particular da Alemanha) e de países emergentes como Índia e China.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;